IFBA é credenciado pelo MCTI para desenvolver pesquisas em tecnologia da informação

Publicado:

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), através de sua unidade Polo de Inovação Salvador, recebeu o credenciamento oficial para realizar pesquisas e desenvolvimentos na área de tecnologia da informação. A decisão foi anunciada pelo Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira, essa autorização permite que o IFBA participe de projetos que se encaixam na Lei de Informática (Lei nº 8.248/1991). Essa legislação oferece incentivos fiscais para empresas que investem em inovação tecnológica. O credenciamento é válido por dois anos, baseado no processo MCTI nº 01245.002405/2025-39.

Com essa validação, o Polo de Inovação Salvador poderá estabelecer convênios com empresas que se beneficiam da Lei de Informática, permitindo o desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada e inovação, além da transferência de tecnologia.

O CATI definiu algumas condições para o IFBA. O instituto deve restringir o repasse de recursos a terceiros apenas para atividades complementares, quando justificadas, garantir que as pesquisas sejam realizadas com recursos humanos e materiais da sua própria unidade, e comprovar a qualquer momento que está atendendo os requisitos que possibilitaram o credenciamento.

Esse é um passo significativo para o IFBA e para a promoção de inovações na região. O que você acha desse avanço? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmeras registram furto de celular em estabelecimento de Jacobina

Na última quinta-feira (6), câmeras de segurança capturaram um furto em uma loja localizada no novo Calçadão de Jacobina, um ponto comercial tradicional...

Semob reforça operação do transporte público durante os dias de aplicação do Enem 2025

A Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) anunciou um reforço significativo na frota de ônibus durante os dias do Exame Nacional do Ensino...

Júri popular condena réu a 16 anos de prisão por tentar homem com golpes de facão em Dom Basílio

Em Dom Basílio, no Sertão da Bahia, um homem foi condenado a 16 anos de prisão por tentativa de homicídio. O julgamento aconteceu...