O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, fez críticas a Belém (PA) enquanto comentava sua experiência na Cúpula de Líderes, que serviu como preparação para a COP30, realizada de 6 a 7 de novembro. Durante sua fala no Congresso Alemão do Comércio, Merz afirmou que os jornalistas que o acompanharam ficaram “contentes” ao retornar à Alemanha após a passagem pelo Brasil.
Em seu discurso voltado a empresários do setor varejista, Merz destacou as qualidades do seu país. Para reforçar seu ponto, usou a recente visita à capital paraense como um exemplo negativo. Ele compartilhou uma conversa que teve com jornalistas, perguntando quem gostaria de ficar em Belém. Ninguém levantou a mão, e ele comentou: “Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha.”
A declaração veio em um momento em que Merz enfatizava a importância de valorizar o ambiente social e de negócios da Alemanha, que, segundo ele, é um dos “países mais bonitos e livres do mundo.” Ele também pediu apoio dos presentes para defender a nação e seu sistema democrático, ressaltando a necessidade de proteger o país de “inimigos internos e externos.”
O congresso foi promovido pela Handelsverband Deutschland (HDE), a maior federação do varejo na Alemanha, em parceria com o EHI Retail Institute. As declarações de Merz foram inicialmente divulgadas pela agência de notícias Deutsche Welle (DW).
O que você acha das palavras de Merz sobre Belém? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments