Na última terça-feira (18), o Governo do Estado lançou o Dia D da Operação Ressonância, com a entrega simbólica de 52 veículos recuperados. Destes, 38 eram motocicletas e 14, carros. Os bens foram objeto de roubo, furto, clonagem ou adulteração.
O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner. A ação faz parte da estratégia estadual para combater fraudes veiculares e desarticular organizações criminosas que utilizam automóveis para diversos crimes.
Um dos proprietários beneficiados foi o vendedor Campos. Ele teve sua moto furtada há um ano e meio em Simões Filho e ficou surpreso ao ver seu veículo recuperado. “Eu não tinha mais esperança de que a polícia a encontrasse. Para mim, já tinha dado queixa e não esperava que fossem achar. Agora estou aliviado e feliz”, declarou.
A Operação Ressonância, iniciada em 28 de outubro de 2025, é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia, com a colaboração da Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica e Detran-BA. O suporte da Polícia Rodoviária Federal e da Secretaria Nacional de Trânsito também é parte fundamental no enfrentamento a delitos como roubo, furto, e adulteração de sinal identificador.
De janeiro a outubro de 2025, a Bahia recuperou mais de 5.453 veículos. A Operação Ressonância já contabiliza 228 veículos apreendidos e 145 restituídos a seus proprietários, além de 52 veículos entregues na última terça-feira. Também foram registradas 145 ocorrências relacionadas a roubo e 21 prisões.
Durante a cerimônia de entrega, o governador ressaltou a importância da operação para a segurança pública no estado. “É um avanço decisivo no combate a roubos e furtos veiculares. A devolução desses veículos não apenas recupera patrimônios, mas também enfraquece as organizações criminosas”, afirmou Jerônimo.
O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou que a operação inaugura uma nova fase no combate a fraudes veiculares. “Em três anos consecutivos, conseguimos reduzir os crimes patrimoniais violentos no estado, incluindo roubos de veículos e instituições financeiras”, completou.
A Operação Ressonância também melhorou a colaboração entre as forças estaduais e federais. Em uma ação conjunta, foram encontrados 78 veículos com restrição em três pátios de Salvador, envolvendo a Polícia Militar e o Detran-BA, além da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos.
Entre 28 de outubro e 7 de novembro, o Batalhão de Policiamento de Prevenção a Furtos e Roubos de Veículos recuperou 18 veículos, prendeu 16 pessoas em flagrante e apreendeu uma arma de fogo. O Departamento de Polícia Técnica emitiu 75 laudos periciais que auxiliam na comprovação de adulterações.
A Operação Ressonância continua em andamento na Bahia, com novas fases previstas para os próximos meses. E você, o que acha dessas ações do governo? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments