PF mira quadrilha que fabricava e vendia falso Mounjaro para emagrecer ilegalmente

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (27), uma operação para desarticular uma quadrilha envolvida na produção, fracionamento e venda ilegal de tirzepatida, o princípio ativo do medicamento Mounjaro, indicado para tratamento de diabetes e obesidade. As embalagens apreendidas continham informações sobre o princípio ativo.

Estão sendo cumpridos 24 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. As ações ocorreram em clínicas, laboratórios, estabelecimentos comerciais e residências ligadas aos investigados. Já foram apreendidos itens como relógios de marca, carros de luxo e até uma aeronave.

Segundo a PF, a investigação mostrou que o grupo mantinha uma estrutura de fabricação incompatível com normas sanitárias. Eles realizavam o envase, rotulagem e distribuição do produto de maneira irregular. A operação conta com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e das Vigilâncias Sanitárias dos estados envolvidos.

Produção clandestina

Foram encontrados indícios de que a produção era realizada em larga escala, o que não é permitido na manipulação magistral, conforme as legislações vigentes. Além disso, a investigação revelou que o material estava sendo vendido por meio de plataformas digitais, sem os controles mínimos de qualidade, esterilidade ou rastreabilidade, aumentando os riscos à saúde do consumidor. Estratégias de marketing virtual também induziam o público à crença de que essa produção era permitida.

As ações realizadas visam acabar com a atividade ilegal, identificar os responsáveis pela produção e distribuição e coletar materiais para análise e perícia dos itens confiscados. O desmantelamento dessa quadrilha é um passo importante na luta contra a venda de produtos falsificados e não regulamentados.

E você, o que pensa sobre a venda de medicamentos não autorizados? Comente sua opinião.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça suspende projeto da Samarco em Mariana alegando riscos por mudanças climáticas

A Justiça Federal determinou a suspensão imediata das atividades autorizadas pelo governo de Minas Gerais no projeto Longo Prazo da Samarco, na região...

Homem invade Ponte Rio-Niterói e causa confusão no trânsito

Homem invade a Ponte Rio-Niterói e provoca congestionamento no trânsito Um homem invadiu a Ponte Rio-Niterói a pé neste sábado, 20/12/2025, chegando a subir...

AGU processa entidade ligada ao PT e mais 7 por descontos ilegais em aposentadorias do INSS

Adu de ações judiciais da AGU contra descontos indevidos no INSS A Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou um novo grupo de ações contra...