O Podcast Bengalas trouxe uma conversa tocante e extremamente importante em seu último episódio: os desafios e a dinâmica de contratar cuidadores profissionais. Este é um tema que toca o coração de muitas famílias que vivenciam o processo de envelhecimento de seus entes queridos.
Neste episódio especial, a participante é Cláudia Pedrosa, líder da Mature Care Saúde e renomeada profissional do cuidado a idosos. Com uma fala clara e empática, ela desnuda a diferença entre um cuidador de família e um cuidador profissional, e oferece insights valiosos para famílias que buscam estabelecer uma relação harmônica e respeitosa.
Cláudia debate pontos cruciais como as responsabilidades do cuidador, como avaliar suas competências técnica e emocional, quais são os sinais de alerta nos primeiros dias de trabalho, estabelecimento de limites, proteção da privacidade do idoso, a criação de acordos por escrito para evitar conflitos e a importância de pequenos reconhecimentos cotidianos.
A saúde emocional dos cuidadores também ganha destaque no episódio. São abordados os riscos e o desgaste dessa profissão, e são apresentadas formas de apoiar esses profissionais sem ultrapassar as barreiras profissionais.
Ao final, Cláudia indica um olhar para o futuro, falando sobre a crescente profissionalização na área do cuidado e as novas necessidades trazidas pelo aumento da expectativa de vida. Além disso, ela reforça a necessidade de enxergar o cuidador como um aliado na assistência ao idoso, jamais como um intruso, ressaltando: “Quando o cuidado é compartilhado com respeito, todos saem ganhando: o idoso, a família e o profissional.”
A mediação do bate-papo fica por conta da psicóloga Marta Luzbel e da médica geriatra Lilian Carvalho, que, com muita empatia e experiência, exploram histórias e desafios comuns a tantos que cuidam de pais na terceira idade.
Você pode ouvir este episódio cheio de ensinamentos no canal do Bahia Notícias no Youtube e também pelo Spotify, na página da Comunidade Bengalas.
Para mais conteúdos como esse, siga @comunidade_bengalas no Instagram.
E aí, o que você achou desta discussão? Seria essa a chave para um convívio mais saudável e produtivo entre as gerações e profissionais dedicados ao cuidado? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência conosco!

Facebook Comments