Donald Trump manifestou apoio a Tito Asfura, candidato à presidência de Honduras, e prometeu conceder um perdão a Juan Orlando Hernández, ex-presidente do país, caso Asfura vença as eleições. Em uma postagem na rede social Truth, Trump destacou que a vitória do político de 67 anos seria fundamental para a ajuda dos Estados Unidos a Honduras.
Trump afirmou que, se Asfura for eleito, os EUA confiarão em suas políticas e apoiarão seu governo. Ele também alertou que, sem essa vitória, o financiamento para Honduras poderia não ocorrer, pois um mau líder poderia trazer resultados desastrosos.
Além disso, o presidente prometeu indultar Hernández, que foi condenado pela Justiça americana por tráfico de drogas e extraditado de Honduras há três anos. O ex-presidente, que governou de 2014 a 2022, foi culpado por envolver-se com cartéis de drogas que enviaram grandes quantidades de cocaína para os EUA.
“Além disso, concederei um indulto total e completo ao ex-presidente Juan Orlando Hernández, que, segundo muitas pessoas que respeito, foi tratado com dureza e injustiça”, declarou Trump. “Isso não pode acontecer, especialmente agora, após a vitória de Tito Asfura”, completou.
Na quinta-feira, Trump já havia manifestado seu apoio a Asfura, ressaltando que ele é o “homem que defende a democracia e a luta contra Maduro” na região.
As eleições em Honduras estão marcadas para o próximo domingo, 30 de novembro. Asfura, do Partido Nacional, é um dos principais candidatos, concorrendo com Rix Moncada, do Partido Liberdade e Refundação, e Salvador Nasralla, do Partido Liberal, que conta com a atual presidente, Xiomara Castro, entre seus apoiadores.
O que você acha das promessas de Trump para Honduras? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments