Trump promete perdoar ex-presidente de Honduras condenado por tráfico

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Donald Trump manifestou apoio a Tito Asfura, candidato à presidência de Honduras, e prometeu conceder um perdão a Juan Orlando Hernández, ex-presidente do país, caso Asfura vença as eleições. Em uma postagem na rede social Truth, Trump destacou que a vitória do político de 67 anos seria fundamental para a ajuda dos Estados Unidos a Honduras.

Trump afirmou que, se Asfura for eleito, os EUA confiarão em suas políticas e apoiarão seu governo. Ele também alertou que, sem essa vitória, o financiamento para Honduras poderia não ocorrer, pois um mau líder poderia trazer resultados desastrosos.

Além disso, o presidente prometeu indultar Hernández, que foi condenado pela Justiça americana por tráfico de drogas e extraditado de Honduras há três anos. O ex-presidente, que governou de 2014 a 2022, foi culpado por envolver-se com cartéis de drogas que enviaram grandes quantidades de cocaína para os EUA.

“Além disso, concederei um indulto total e completo ao ex-presidente Juan Orlando Hernández, que, segundo muitas pessoas que respeito, foi tratado com dureza e injustiça”, declarou Trump. “Isso não pode acontecer, especialmente agora, após a vitória de Tito Asfura”, completou.

Na quinta-feira, Trump já havia manifestado seu apoio a Asfura, ressaltando que ele é o “homem que defende a democracia e a luta contra Maduro” na região.

As eleições em Honduras estão marcadas para o próximo domingo, 30 de novembro. Asfura, do Partido Nacional, é um dos principais candidatos, concorrendo com Rix Moncada, do Partido Liberdade e Refundação, e Salvador Nasralla, do Partido Liberal, que conta com a atual presidente, Xiomara Castro, entre seus apoiadores.

O que você acha das promessas de Trump para Honduras? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasileirão: confira os melhores momentos de Fluminense 1 x 0 Botafogo

Ótimo início. Com o trecho que você enviou, não é possível gerar o resumo completo conforme as suas instruções. Preciso do texto integral...

MP-BA firma acordo com prefeitura de Palmeiras e exige concurso público na educação

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) celebrou, na segunda-feira (9), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o município de Palmeiras. O...

Antes de deixar relatoria do caso Master, Toffoli resistiu em reunião tensa

Uma reunião do Supremo Tribunal Federal, convocada publicamente pelo presidente Edson Fachin, discutiu, na quinta-feira (12/2/2026), a saída do ministro Dias Toffoli da...