Tren de Aragua e Cartel de los Soles: as facções na mira dos EUA

Publicado:

Nos últimos meses, os nomes de duas facções criminosas da Venezuela, o **Tren de Aragua** e o **Cartel de los Soles**, ganharam destaque nas notícias após serem notados pelo governo dos Estados Unidos. Essas organizações estão agora na mira de ações diplomáticas e legais americanas.

Muitas controvérsias cercam a origem e as atividades desses grupos. Para elucidar a situação, vamos entender um pouco mais sobre cada um deles.

O Tren de Aragua

O **Tren de Aragua** foi estabelecido em 2012 dentro da penitenciária de Tocorón e rapidamente ficou conhecido por sua violência extrema. O grupo marca seu território com violência, aplicando punições severas a aqueles que contestam sua autoridade, incluindo assassinatos e esquartejamentos.

Logo após sua formação, o grupo consolidou-se como a maior facção da Venezuela e começou a expandir suas operações, formando alianças em toda a América do Sul.

O “chefão” da organização

O líder da facção, **Héctor Guerrero Flores**, conhecido como **Niño Guerrero**, tem um histórico criminal extenso, incluindo uma condenação de 17 anos de prisão por homicídios e tráfico. Ele escapou em 2018 através de um túnel durante uma grande operação policial.

Entre os cofundadores, destaca-se **Yohan José Romero**, o “**Johan Petrica**”, que é acusado de envolver-se em atividades de mineração ilegal e fornecimento de armas. Recentemente, o Tesouro dos EUA impôs sanções a Guerrero e outros associados.

Além de Guerrero e Romero, outros indivíduos como **Josué Ángel Santana Peña**, **Wilmer José Pérez Castillo**, **Wendy Marbelys Ríos Gómez** e **Félix Anner Castillo Rondón** também estão entre os sancionados.

Terrorismo reconhecido

Os Estados Unidos classificaram o Tren de Aragua como uma “**Organização Terrorista Estrangeira**”. O Secretário do Tesouro, **Scott Bessent**, afirmou que o governo americano está comprometido em erradicar o grupo e proteger a segurança nacional.

O Cartel de los Soles

Por outro lado, o **Cartel de los Soles** é visto como uma organização criminosa que supostamente envolve membros de altos escalões das Forças Armadas da Venezuela no tráfico internacional de drogas. Embora essa designação não tenha sido oficialmente confirmada, acredita-se que o cartel tenha surgido com a ascensão de **Hugo Chávez** ao poder em 1999, atualmente sendo associado a **Nicolás Maduro**.

Os EUA acusam o Cartel de los Soles de colaborar com o Tren de Aragua no tráfico de drogas para o território americano. O governo da Venezuela nega veementemente essas alegações, denominando-as de **mentiras**.

Na última segunda-feira, o **Departamento de Estado dos EUA** declarou oficialmente o cartel como uma “**Organização Terrorista Estrangeira**”.

Essa classificação permite que os EUA criminalizem qualquer apoio ao grupo e possam até mesmo usar força militar contra ele. Em resposta, o ministro do Interior da Venezuela afirmou que essa alegação é um pretexto para perseguir adversários.

“Sempre que alguém os incomoda, nomeiam a pessoa como chefe do Cartel de los Soles”, disse **Cabello** em agosto deste ano.

O cenário entre os EUA e esses grupos venezuelanos está se intensificando. O que você pensa sobre essa situação? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atacante do Vitória é punido pelo STJD e vira desfalque contra o Mirassol; saiba mais

Nesta sexta-feira (29), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva decidiu punir o centroavante Carlinhos, do Vitória, com dois jogos de suspensão. A punição...

Trump intensifica ataques contra mulheres jornalistas: “Feia e porca”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem elevado os ataques verbais contra mulheres jornalistas. No último mês, ele ofendeu pelo menos quatro...

Homem é resgatado pelo Corpo de Bombeiros após sobreviver quatro dias em buraco de 50 metros

Um homem de 50 anos foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais na última quarta-feira após passar quatro dias preso em...