OAB lança, no Rio, cartilha sobre direitos das pessoas com HIV/Aids

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ), lançou nesta segunda-feira, 1º de dezembro, uma cartilha informativa sobre os direitos das pessoas que vivem com HIV/Aids. Essa iniciativa coincide com o Dia Mundial de Luta contra a Aids e faz parte da campanha Dezembro Vermelho, que tem como objetivo a prevenção ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de combater o preconceito.

O “Manual de Apoio para Pessoas Vivendo com HIV/Aids” foi desenvolvido pela Coordenadoria de Apoio às Pessoas Vivendo com HIV/Aids, que pertence à Diretoria de Defesa da Diversidade da OAB-RJ. O material foi lançado durante o evento “Outubro Vermelho: acessibilidade de direitos e saúde às pessoas vivendo com HIV/Aids e ISTs”. A cartilha oferece orientações sobre leis e serviços disponíveis, incluindo como agir em casos de discriminação.

Nélio Georgini, diretor de Defesa da Diversidade da OAB-RJ, enfatizou a importância do documento. “Esta é a primeira cartilha focada em portadores de HIV/Aids na história da OAB. Muitas pessoas em situação vulnerável não conseguem buscar ajuda especializada no direito da saúde. Este material foi pensado tanto para advogados quanto para esse público. A conscientização e o acesso ao judiciário são fundamentais”, disse. O manual abrange temas como sorofobia, direitos em saúde, benefícios previdenciários e a proteção do sigilo da sorologia.

Ana Tereza Basilio, presidente da OAB-RJ, destacou o valor informativo da cartilha. “A informação é uma ferramenta essencial para esclarecimento e conscientização, sendo fundamental no combate ao preconceito. Esta cartilha tem um papel importante em levar conhecimento sobre os direitos de quem vive com HIV/Aids e sobre prevenção para toda a sociedade”, afirmou.

Dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) mostram que mais de 40 milhões de pessoas vivem com AIDS no mundo, sendo que no Brasil esse número ultrapassa um milhão. A cartilha da OAB-RJ busca ainda combater o estigma e a discriminação ligados a essa condição.

E você, o que pensa sobre a importância de ações como essa? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Erro grosseiro: multa para moto mostra foto de Jeep e aplica infração a 800 km de distância

Teixeira de Freitas – Júlio César, morador de Teixeira de Freitas, recebeu uma multa de trânsito com falha grave de identificação emitida pela...

STF nega reclamação do município de Salvador e mantém decisão que garante aposentadoria integral a servidora

Decisão do STF mantém o direito de uma servidora de Salvador à aposentadoria com proventos integrais, negando seguimento a reclamação do município sobre...

Cinco mandados de prisão são cumpridos contra suspeitos de roubos de canetas emagrecedoras, em Salvador

Cinco mandados de prisão foram cumpridos nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (14), em Salvador, por equipes das Polícias Civil, Militar e...