Lula espera novas retiradas de tarifas após ligação com Trump
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou acreditar que o Brasil terá boas notícias sobre a revogação de tarifas impostas pelos EUA. Lula conversou por telefone com Donald Trump na terça-feira (2) e estava na refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca, Pernambuco, no momento da ligação. Ele elogiou a retirada da sobretaxa de 40% sobre produtos como café, carnes e frutas, mas pediu que o americano acelere as negociações para reduzir as tarifas remanescentes de 22% sobre itens exportados pelo país.
Na entrevista à TV Verdes Mares, Lula afirmou que fora dos holofotes, Trump é outra pessoa. “Eu posso dizer que, toda vez que eu converso com o Trump, eu me surpreendo. Porque, muitas vezes, você vê o Trump na televisão, muito nervoso. Na conversa pessoal, ele é outra pessoa. Eu fiz questão de dizer para ele, temos dois Trump: o da televisão, e o da conversa pessoal.”
Durante o evento da Casa Branca para anunciar a doação da Dell ao Trump Accounts, Trump foi questionado por jornalistas sobre o contato com o presidente brasileiro. Ele comentou que houve uma “boa conversa” com Lula e elogiou o colega. “Eu gosto dele. Tivemos uma boa conversa. Falamos mais sobre o comércio e sanções econômicas contra o Brasil. Mas, sabem, gosto dele”, disse, sem detalhar.
Foi a terceira vez que os mandatários conversaram desde as sanções impostas pelos EUA ao Brasil. Com Donald Trump presidente dos EUA desde janeiro de 2025, as conversas seguem para ajustar tarifas e facilitar o comércio entre os dois países.
A possibilidade de novas retiradas de tarifas pode impactar setores como agricultura, carnes, frutas e indústria brasileira. Os próximos passos devem indicar se há avanços reais nas negociações.
E você, o que pensa sobre esse diálogo entre Brasil e EUA? Deixe sua opinião nos comentários e participe da conversa.

Facebook Comments