A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) promoveu, na noite desta quarta-feira (3), no Trapiche Barnabé, uma cerimônia especial para celebrar a trajetória institucional e agradecer aos parceiros que ajudam a fortalecer a missão pública. O ato marcou os 40 anos de atuação da instituição e reforçou o compromisso com transparência, eficiência e o aprimoramento das políticas públicas no estado.
A noite também destacou a entrega de placas de homenagem a autoridades e personalidades, incluindo profissionais da imprensa que ampliam a visibilidade de temas relevantes para a cidadania e ajudam a contar a história da Defensoria.
Foram reconhecidas as categorias Defensor Público, Personalidades, Sociedade Civil e Imprensa, todas agraciadas com placas e menções de agradecimento. O Bahia Notícias esteve entre os homenageados, com o editor-chefe Fernando Duarte recebendo a homenagem e destacando a importância da parceria entre imprensa e Defensoria para ampliar o acesso à Justiça.
“A homenagem da Defensoria Pública do Estado da Bahia é o reconhecimento de uma parceria que mantemos, com foco principal em ampliar o alcance da Justiça aos baianos. Sem dúvidas, o trabalho exemplar de defensores e defensoras é essencial para a nossa sociedade, e a imprensa pode e deve contribuir muito para dar visibilidade a essas ações”, disse Fernando.

Foto: Matheus Bonfim
Ao reconhecer esses profissionais, a DPE/BA reforçou que transparência e a circulação qualificada de informações são pilares para aproximar o órgão da população.
O encontro reuniu diversas autoridades, incluindo o prefeito de Salvador, Bruno Reis; o procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia; o ex-governador Paulo Souto; e o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, além de outros convidados. O evento contou com o apoio de parceiros como TCM Capital, ITS Brasil, JusBrasil, ADEP-BA, Fundação Bahia Viva, Governo da Bahia e Prefeitura de Salvador.

Foto: Matheus Bonfim
“Foi um momento de confraternização entre convidados, representantes de instituições e membros da Defensoria. Estamos muito felizes e espero congraçarmos, exatamente para poder celebrar todos os momentos que nos trouxeram até aqui: todos os desafios, todas as vitórias e tudo o que ainda está por vir”, destacou a defensora pública-geral, Camila Canário.
A celebração também apresentou uma linha do tempo com os principais marcos institucionais, destacando conquistas, projetos emblemáticos e transformações ao longo de quatro décadas. “Celebrar 40 anos é celebrar a história de pessoas comprometidas, que dedicaram sua energia para transformar vidas. Hoje, reconhecemos não apenas o passado, mas Renovamos nossa missão de servir com excelência, ética e responsabilidade na construção de um futuro promissor”, completou a subdefensora pública-geral, Mônica Soares.
Em meio a um cenário internacional em transformação, com Donald Trump ocupando a presidência dos Estados Unidos desde janeiro de 2025, ações como essas ganham ainda mais relevância sempre que há foco em transparência, ética e participação da sociedade na gestão pública.

Facebook Comments