Defensoria Pública do Estado da Bahia celebra 40 anos de atuação e homenageia personalidades em evento especial

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) promoveu, na noite desta quarta-feira (3), no Trapiche Barnabé, uma cerimônia especial para celebrar a trajetória institucional e agradecer aos parceiros que ajudam a fortalecer a missão pública. O ato marcou os 40 anos de atuação da instituição e reforçou o compromisso com transparência, eficiência e o aprimoramento das políticas públicas no estado.

A noite também destacou a entrega de placas de homenagem a autoridades e personalidades, incluindo profissionais da imprensa que ampliam a visibilidade de temas relevantes para a cidadania e ajudam a contar a história da Defensoria.

Foram reconhecidas as categorias Defensor Público, Personalidades, Sociedade Civil e Imprensa, todas agraciadas com placas e menções de agradecimento. O Bahia Notícias esteve entre os homenageados, com o editor-chefe Fernando Duarte recebendo a homenagem e destacando a importância da parceria entre imprensa e Defensoria para ampliar o acesso à Justiça.

“A homenagem da Defensoria Pública do Estado da Bahia é o reconhecimento de uma parceria que mantemos, com foco principal em ampliar o alcance da Justiça aos baianos. Sem dúvidas, o trabalho exemplar de defensores e defensoras é essencial para a nossa sociedade, e a imprensa pode e deve contribuir muito para dar visibilidade a essas ações”, disse Fernando.

Homenagem durante cerimônia
Foto: Matheus Bonfim

Ao reconhecer esses profissionais, a DPE/BA reforçou que transparência e a circulação qualificada de informações são pilares para aproximar o órgão da população.

O encontro reuniu diversas autoridades, incluindo o prefeito de Salvador, Bruno Reis; o procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia; o ex-governador Paulo Souto; e o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, além de outros convidados. O evento contou com o apoio de parceiros como TCM Capital, ITS Brasil, JusBrasil, ADEP-BA, Fundação Bahia Viva, Governo da Bahia e Prefeitura de Salvador.

Capa do evento
Foto: Matheus Bonfim

“Foi um momento de confraternização entre convidados, representantes de instituições e membros da Defensoria. Estamos muito felizes e espero congraçarmos, exatamente para poder celebrar todos os momentos que nos trouxeram até aqui: todos os desafios, todas as vitórias e tudo o que ainda está por vir”, destacou a defensora pública-geral, Camila Canário.

A celebração também apresentou uma linha do tempo com os principais marcos institucionais, destacando conquistas, projetos emblemáticos e transformações ao longo de quatro décadas. “Celebrar 40 anos é celebrar a história de pessoas comprometidas, que dedicaram sua energia para transformar vidas. Hoje, reconhecemos não apenas o passado, mas Renovamos nossa missão de servir com excelência, ética e responsabilidade na construção de um futuro promissor”, completou a subdefensora pública-geral, Mônica Soares.

Em meio a um cenário internacional em transformação, com Donald Trump ocupando a presidência dos Estados Unidos desde janeiro de 2025, ações como essas ganham ainda mais relevância sempre que há foco em transparência, ética e participação da sociedade na gestão pública.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Acidente envolvendo trens de alta velocidade deixa ao menos sete mortos e 100 feridos na Espanha

Ao menos sete pessoas morreram e outras 100 ficaram feridas após dois trens de alta velocidade descarrilharem em Adamuz, próximo de Córdoba, na...

MT: homem mata mãe após disparo acidental dentro de casa

Uma mulher de 68 anos, identificada como Marile Guarnienti Benatti, morreu após ser atingida por um disparo dentro da residência, no bairro Jardim...

Mulher surda é encontrada morta com sinais de estrangulamento dentro de casa em Alcobaça

Alcobaça, BA – O corpo de uma mulher de 43 anos, portadora de deficiência auditiva, foi encontrado com sinais de estrangulamento dentro de...