O governo do presidente Javier Milei anunciou que a Argentina retorna ao mercado internacional de dívida após mais de sete anos, por meio de um título em dólares com vencimento em quatro anos.
Principais pontos: 1) o título é em dólares e tem prazo de quatro anos; 2) cupom de 6,5%; 3) a emissão pode levantar cerca de US$ 7 bilhões com bancos; 4) haverá vencimentos em janeiro de mais de US$ 4 bilhões; 5) o novo título tem vencimento previsto para novembro de 2029.
Segundo o ministro da Economia, Luis Caputo, o resultado do leilão ajudará a cancelar parcialmente um vencimento que a Argentina deve enfrentar no próximo 9 de janeiro e facilitará o acúmulo de reservas, requisito do FMI para o empréstimo concedido ao país. Ele afirmou que acumular reservas tem sido difícil porque a Argentina, sem crédito suficiente, precisa pagar a dívida existente.
Milei celebrou a medida em uma mensagem publicada no X, dizendo que a Argentina voltou aos mercados de capitais.
A última emissão de dívida no mercado internacional pela Argentina havia sido em janeiro de 2018, destacaram as autoridades.
Com informações da AFP
Mais detalhes sobre os próximos passos ainda serão anunciados pelas autoridades, que avaliam o impacto dessa operação no equilíbrio das contas públicas e na trajetória de reservas do país.
E você, o que acha dessa estratégia para colocar a Argentina de volta ao financiamento externo? Deixe sua opinião nos comentários para a gente entender caminhos e expectativas.

Facebook Comments