Ladrões furtam valiosas obras de Portinari em SP

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Neste domingo, dia 7, a Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, foi alvo de um roubo impressionante. Treze obras de arte foram levadas, incluindo **oito gravuras de Henri Matisse** e **cinco obras de Candido Portinari**, da famosa coleção “Menino de Engenho”.

A ação ocorreu durante a exposição “Do livro ao museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade”, feita em parceria com o Museu de Arte Moderna (MAM). A biblioteca, que possui um **acervo de 327 mil livros** e é uma das maiores do Brasil, está em perícia pela Polícia Civil.

Segundo relatos da Polícia Militar, **dois homens armados** invadiram o espaço por volta das 10h. Eles renderam os seguranças, roubaram as obras e fugiram. Felizmente, ninguém ficou ferido. A fiscalização no local inclui um sistema de câmeras e equipe de vigilância.

As obras estavam protegidas por um seguro, e a gestão da biblioteca se comprometeu a colaborar com a investigação, fornecendo todos os materiais que possam ajudar as autoridades. A Biblioteca Mário de Andrade, inaugurada em 1926 e nomeada em homenagem ao renomado escritor, é Patrimônio Histórico de São Paulo desde 1992.

Esse incidente levanta questões sobre a segurança em locais que oferecem exposições similares. O que você pensa sobre a proteção de obras de arte? Compartilhe suas opiniões!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Criminosos furtam obras de Portinari em SP

Na cidade de São Paulo, 13 obras de arte foram roubadas no último domingo (7) da exposição "Do livro ao museu: MAM São...

Ladrões furtam obras de Portinari em São Paulo

Neste domingo (7), ocorreram furtos na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. Criminosos levaram 13 obras da exposição “Do livro ao museu:...

Sábado será de tempo abafado em São Paulo

Sábado será de tempo abafado em São Paulo, com calor e pancadas isoladas Neste sábado, o tempo em São Paulo fica marcado por calor...