Ladrões furtam valiosas obras de Portinari em SP

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um assalto audacioso ocorreu neste domingo (7) na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. Neste incidente, 13 obras de arte, incluindo **oito gravuras de Henri Matisse** e **cinco gravuras de Candido Portinari da obra “Menino de Engenho”**, foram roubadas durante uma exposição realizada em parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).

A Polícia Civil está investigando o caso e realiza perícia no local. Segundo a gestão municipal, as obras tinham seguro e a biblioteca possui vigilância e câmeras de segurança. Informações relevantes para a investigação estão sendo fornecidas às autoridades.

A abordagem dos criminosos foi violenta. Dois homens armados renderam os seguranças por volta das 10h e fugiram sem ferir ninguém. A localidade está em estado de alerta, com a polícia fazendo buscas na área para capturar os suspeitos.

Inaugurada em 1926, a Biblioteca Mário de Andrade é a segunda maior do Brasil, atrás somente da Biblioteca Nacional. Além de um acervo de **327 mil livros**, conta com um edifício reconhecido pelo estilo Art Déco, tombado em 1992. Após reformas significativas, foi reaberta ao público em 2011.

Esse evento levanta questões sobre a segurança das instituições culturais. O que você pensa sobre isso? Comente abaixo e participe da discussão!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ladrões furtam valiosas obras de Portinari em SP

Neste domingo, dia 7, a Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, foi alvo de um roubo impressionante. Treze obras de arte foram...

Ladrões furtam obras do mestre Portinari em SP

Oito gravuras de Henri Matisse e cinco de Candido Portinari, da obra “Menino de Engenho”, foram roubadas da Biblioteca...

Criminosos furtam obras de Portinari em SP

Na cidade de São Paulo, 13 obras de arte foram roubadas no último domingo (7) da exposição "Do livro ao museu: MAM São...