A temporada de Fórmula 1 de 2025 encerrou no último domingo, com Lando Norris conquistando seu primeiro título. Para 2026, a F1 se prepara para uma transformação significativa nas regras, que impactará diretamente a maneira como os carros são pilotados e desenvolvidos.
Uma mudança marcante é a aposentadoria do DRS, introduzido em 2011. A FIA apresentará um novo sistema de aerodinâmica ativa, com asas dianteira e traseira que se movem para operar em dois modos: Modo Z, que aumenta a pressão durante as curvas, e Modo X, que diminui o arrasto para acelerar nas retas.
Agora, os pilotos não precisarão estar a um segundo de distância de outro carro para ativar esses modos, que serão acionados em áreas específicas definidas pela direção da corrida, respeitando as condições da pista.
Para facilitar ultrapassagens, a FIA implementará um impulso elétrico. Se um piloto estiver a menos de um segundo do carro da frente, receberá energia adicional da bateria.
Os motores híbridos também sofrerão alterações. A potência elétrica aumentará para 350 kW, quase três vezes mais que atualmente, enquanto a potência do motor a combustão será reduzida. A recuperação de energia dobrará para 8,5 MJ por volta, e todos os carros usarão combustível sustentável avançado.
Além disso, os veículos se tornarão menores e mais leves. A largura cairá para 1,90 m, o entre-eixos será encurtado em 20 cm e o peso mínimo descerá para 768 kg, uma redução de 30 kg em relação à geração atual. A FIA prevê uma diminuição de 30% no downforce e 55% na resistência ao ar.
Os pneus também passarão por mudanças. As rodas de 18 polegadas permanecerão, mas as dianteiras serão 25 mm mais estreitas e as traseiras, 30 mm mais finas, diminuindo resistência e peso.
A segurança dos pilotos será reforçada. O bico terá dois estágios de impacto para evitar desprendimentos e a proteção lateral será ampliada. A célula de combustão ganhará blindagem extra, com testes de intrusão mais rigorosos.
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