Um terremoto de magnitude 7,5 abalou a costa do Pacífico do Japão na noite de segunda-feira, causando ferimentos e danos. Vários moradores foram afetados, com pelo menos 33 pessoas registradas com ferimentos, sendo uma delas em estado grave. A maioria das vítimas foi atingida por objetos que caíram devido ao tremor, como reportado pela emissora pública NHK.
A primeira-ministra, Sanae Takaichi, anunciou a criação de uma força-tarefa de emergência. Ela enfatizou que a prioridade é preservar a vida das pessoas e garantir que todas as medidas necessárias sejam tomadas. Em um pronunciamento no parlamento, Takaichi destacou a importância de todos seguirem precauções para sua proteção.
O terremoto ocorreu por volta das 23h15, a cerca de 80 quilômetros da costa de Aomori. O Serviço Geológico dos Estados Unidos registrou a magnitude em 7,6, a uma profundidade de 44 quilômetros. Um tsunami de até 70 centímetros foi informado no Porto de Kuji, e ondas de 50 centímetros atingiram outras áreas.
Até 800 residências ficaram sem energia elétrica, e a operação dos trens-bala Shinkansen foi suspensa em algumas partes. A situação começou a se normalizar na manhã seguinte, com a maioria da energia já restabelecida. A Base Aérea de Hachinohe abrigou cerca de 480 moradores, e 18 helicópteros foram mobilizados para avaliação dos danos.
Além disso, a Agência Meteorológica do Japão alertou sobre a possibilidade de novos tremores e recomendou à população que revise seus planos de emergência. Apesar do alerta para um possível aumento na intensidade dos tremores, a agência deixou claro que isso não indica que um grande terremoto esteja prestes a ocorrer.
O que você achou das medidas tomadas pelo governo japonês? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments