A Copa do Mundo de 2026 pode contar com a revisão da marcação de escanteios pelo VAR. Em entrevista à Metrópoles, Jill Ellis, diretora de futebol da FIFA e ex-treinadora, disse que a entidade vê com bons olhos a possibilidade de atribuir a nova função ao assistente de vídeo da arbitragem. Se aprovada, a mudança também pode chegar ao Mundial Feminino de 2027, no Brasil.
A dirigente ressaltou que, se aprovada, a medida pode entrar em vigor aos poucos, com um formato que já está sendo estudado para 2026 e, segundo Ellis, poderia também valer para 2027. “imagino que o que estamos preparando para 2026 seria algo que também será implementado em 2027”, afirmou.
Os primeiros rumores sobre a possibilidade de o VAR revisar escanteios surgiram após reportagem do jornal britânico The Telegraph. A FIFA teria encaminhado a proposta ao IFAB, que analisa se a mudança pode ser aplicada em partidas curtas e com regras de competição específicas.
Caso avance, a regra seria válida apenas para o Mundial, com chance de também ser adotada no Mundial Feminino de 2027 no Brasil, conforme as mudanças permitidas para competições curtas, segundo o IFAB.
As conversas sobre a implementação serão retomadas em 20 de janeiro de 2026, quando o IFAB definirá a pauta oficial. A decisão final está prevista para 28 de fevereiro de 2026, data limite para aprovar alterações válidas já para a Copa do Mundo.
E você, qual a sua opinião sobre o uso do VAR para escanteios? Deixe seu comentário com a sua visão sobre as mudanças que podem vir para 2026 e 2027.

Facebook Comments