TCE-BA aprova novas regras para fiscalizar emendas parlamentares e ampliar transparência

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) aprovou uma resolução que define novas regras para a fiscalização e o acompanhamento da execução das emendas parlamentares estaduais. A medida intensifica a transparência, a rastreabilidade e a conformidade constitucional nas transferências de recursos, incluindo as transferências voluntárias decorrentes dessas emendas.

O relator foi o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, que incorporou sugestões da conselheira Carolina Matos. A resolução foi aprovada por unanimidade na sessão plenária de 9 de dezembro e entrou em vigor na última sexta-feira (12), com a publicação no Diário Oficial Eletrônico do TCE-BA.

Entre os principais objetivos estão o fortalecimento da transparência e da rastreabilidade na execução orçamentária e financeira das emendas, além do respeito aos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. A norma atende a uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) em decisão monocrática do ministro Flávio Dino, que tornou obrigatória a adoção do modelo federal de transparência e rastreabilidade das emendas por estados, com base no princípio da simetria constitucional e no artigo 163-A da Constituição.

Com a nova regulamentação, o TCE-BA acompanhará a rastreabilidade dos recursos oriundos de emendas parlamentares em todas as fases da execução orçamentária e financeira. O objetivo é assegurar que órgãos e entidades jurisdicionadas cumpram os padrões de registro e controle previstos na legislação vigente e nas normas nacionais de contabilidade pública, fortalecendo a segurança jurídica e o papel do Tribunal na fiscalização da gestão pública.

Impacto para a cidade e moradores da região — a norma facilita a fiscalização e a transparência do uso dos recursos das emendas, trazendo maior clareza sobre o destino desses recursos. Compartilhe suas perguntas ou opiniões sobre essa nova regra e como ela pode impactar a gestão pública na sua cidade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Criminosos furtam envelopes de caixas eletrônicos de agência da Caixa em Guanambi

Uma agência da Caixa Econômica Federal, localizada na Praça Gercino Coelho, em Guanambi, foi alvo de criminosos neste sábado (10). Os suspeitos utilizaram...

Mulher é presa sob acusação de esfaquear companheiro por suposta infidelidade em Feira de Santana

Um homem de 33 anos ficou ferido após ser esfaqueado na madrugada deste sábado, 11, no distrito de Humildes, em Feira de Santana,...

Confira público e renda de Bahia x Jequié, pela primeira rodada do Baianão

Meta descrição: Bahia estreia na temporada 2026 com vitória sobre Jequié na Fonte Nova, diante de 18.746 torcedores, e registra arrecadação de R$...