Justiça autoriza dono da Boate Kiss a migrar para regime aberto

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Justiça do Rio Grande do Sul autorizou Elissandro Spohr, dono da Boate Kiss, a migrar para o regime aberto. A decisão, tomada pela 3ª Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre, também determina o uso de tornozeleira eletrônica e o recolhimento domiciliar das 22h às 6h. A Polícia Penal informou que o cumprimento da decisão já foi efetuado.

Spohr foi condenado a 12 anos de prisão pela tragédia de Santa Maria, em 2013, que deixou 242 mortos e 636 feridos. A defesa afirmou que não pretende se pronunciar.

O juiz Roberto Coutinho Borba explicou que a defesa havia pedido a progressão de regime ou livramento condicional, mas a avaliação considerou o atestado de conduta carcerária “plenamente favorável” e exames social e psicológico que não desabonaram o apenado.

Em setembro, a Justiça autorizou que Spohr e outros dois réus migrassem para o regime semiaberto de prisão.

No conjunto, Spohr, Marcelo de Jesus dos Santos (vocalista da banda) e Luciano Bonilha Leão (produtor) tiveram as penas reduzidas. Spohr foi o primeiro a ter a progressão para o regime aberto concedida.

O caso teve desdobramentos anteriores: em dezembro de 2021, o júri do Tribunal do Júri de Porto Alegre condenou quatro réus; o veredito chegou a ser anulado pela Justiça do Rio Grande do Sul, mas acabou mantido pelo STF.

Em 26 de agosto de 2025, a Justiça do RS reduziu as penas com base na proporcionalidade das condenações e na conformidade das provas. As reduções ficaram assim: Spohr passou de 22 anos e seis meses para 12 anos; Marcelo de 18 para 11; Luciano de 18 para 11.

Vamos acompanhar os próximos passos desse caso. Comente abaixo qual a sua visão sobre a progressão de regimes para crimes graves e de que forma a sociedade deve lidar com punições proporcionais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Camarões mortos no Rio Tietê: o que explica o fenômeno no interior de SP?

Milhares de camarões de água doce foram encontrados mortos no Rio Tietê, na prainha de Igaraçu do Tietê, no interior de São Paulo....

Casos de maus-tratos a animais crescem 1900% no Brasil em seis anos

O Brasil vive uma escalada de violência contra animais, com dados do CNJ indicando crescimento expressivo nos casos de maus-tratos nos últimos anos....

Casos de maus-tratos a animais crescem 1.400% no Brasil em cinco anos

O Brasil enfrenta uma escalada na violência contra animais. Dados do CNJ mostram que as ocorrências de maus-tratos cresceram de forma expressiva nos...