Alerj derruba veto e promulga gratificação a policiais em confrontos com mortes

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O veto do governador Cláudio Castro ao projeto que cria a chamada gratificação faroeste foi derrubado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), por 40 votos a 24. Com a decisão, a proposta será promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado em até 48 horas.

A votação no plenário ficou marcada por confusão: na primeira apuração, o painel eletrônico registrou 35 votos pela derrubada do veto, 24 pela manutenção e uma abstenção. Deputados da direita contestaram o resultado, alegando que votos de parlamentares da bancada não haviam sido computados. Diante do impasse, o presidente da Casa, Guilherme Delaroli (PL), anulou a votação, zerou o painel e determinou nova deliberação.

A gratificação prevê pagamento adicional a policiais civis envolvidos em confrontos com saldo de morte durante operações. O projeto de reestruturação da Polícia Civil é de autoria do Poder Executivo, mas recebeu emendas dos deputados Rodrigo Amorim (União), líder do governo na Alerj, Marcelo Dino (PL), Alexandre Knoploch (PL), Alan Lopes (PL), Célia Jordão (PL) e Dionísio Lins (PP).

A proposta havia sido aprovada em setembro, mas acabou vetada por Castro sob argumentos técnicos e orçamentários. Com a derrubada do veto, policiais civis poderão receber de 10% a 150% do salário em casos como morte em serviço, apreensão de armas de grande calibre ou de uso restrito e neutralização de criminosos durante operações.

O texto segue para promulgação e publicação no Diário Oficial, consolidando mudanças na estrutura da Polícia Civil.

Agora queremos saber a sua opinião: o que você acha dessa mudança e como ela pode impactar a segurança na sua cidade? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo para contribuirmos com a discussão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desembargador Nilson Castelo Branco é eleito por aclamação para a Presidência da Seção Criminal do TJ-BA

O desembargador Nilson Castelo Branco foi eleito para a Presidência da Seção Criminal do Tribunal de Justiça...

VÍDEO: Acidente em escada rolante deixa 13 pessoas feridas em estação de trem em São Paulo

Na manhã desta quinta-feira (18/12), um carrinho de compras enroscou na lateral da escada rolante da Estação Brás, na região central de São...

PM agride mulher de 65 anos com coronhada de fuzil em bar no Rio

Um vídeo gravado por testemunhas, na noite de quarta-feira (17/12), em um bar de Nilópolis, na Baixada Fluminense (RJ), registra uma mulher de...