MP-BA recomenda anulação de processo seletivo para professor em Palmeiras por irregularidade na formação

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


MP-BA recomenda anulação de seletivo em Palmeiras por irregularidades no edital

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) emitiu uma recomendação ao município de Palmeiras, localizado na Chapada Diamantina, para declarar nulo o Processo Seletivo Simplificado nº 01/2025, conduzido pela Secretaria Municipal de Educação. O documento, assinado pelo promotor de Justiça Lucas Peixoto Valente, aponta irregularidades no edital do certame.

Conforme o MP-BA, o edital permitia a convocação de candidatos que ainda estivessem cursando a graduação, sem apresentação de diploma ou certificado de conclusão do ensino superior, para o cargo de professor de Pedagogia. Na recomendação, o promotor sustenta que essa permissão viola a legislação.

O órgão ministerial também pediu a anulação de todos os atos decorrentes do processo, incluindo convocações, nomeações e posses. Além disso, sugere que a administração municipal tome as medidas necessárias para cessar os efeitos do certame, o que envolveria o desligamento de eventuais servidores contratados por meio dessa seleção.

Lucas Peixoto Valente ressaltou que, embora o edital determine as regras do concurso, ele não pode inovar no ordenamento jurídico nem flexibilizar exigências previstas na lei. A recomendação do MP-BA está em análise pela prefeitura de Palmeiras.

A prefeitura de Palmeiras está avaliando a recomendação e os passos cabíveis para cessar os efeitos do certame, caso seja necessário. Por ora, a decisão depende do alcance da orientação do MP-BA e das medidas administrativas que venham a ser adotadas.

Por fim, queremos saber a sua opinião: como você enxerga a atuação do MP-BA em casos de irregularidades em processos seletivos para educação? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas considerações sobre o tema.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STF mantém prisões preventivas de ex-vereador e mais dois por grilagem de terras e fraudes cartorárias em Feira

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve as prisões preventivas de três investigados na operação Sinete, que apura crimes de organização criminosa, corrupção, falsificação...

Corpo de mulher que morreu após aula de natação é enterrado em SP

Polícia investiga possível envenenamento do ar após aula de natação em academia de SP; vítima morre e dois ficam gravemente feridos Um fato grave...

No Juspod, especialista alerta sobre sobrevivência da fiscalização municipal na nova era tributária

Com a reforma tributária e a mudança na forma de fiscalizar impostos, as prefeituras brasileiras precisam se modernizar. O consultor Artur Mattos, da...