Polícia faz reintegração de posse em loteamento no Extremo Sul da Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Policiais militares cumpriram nesta sexta-feira (19) a operação de reintegração de posse no Loteamento Bahia Costa Sul, em Prado, no Extremo Sul da Bahia. A ação ocorreu após decisão da Justiça da Bahia e do Supremo Tribunal Federal, por meio do ministro Dias Toffoli, que determinou a desocupação de um imóvel ocupado por quase 1,5 mil famílias.

A operação foi acompanhada pelo site Politicos do Sul da Bahia, parceiro do Bahia Notícias, que traz a cobertura sobre o caso.

Conforme a Revista Prado Bahia, a ordem decorre de uma decisão proferida em outubro pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que derrubou liminar que mantinha os moradores na área. O despacho foi dado pelo desembargador Nivaldo dos Santos Aquino, atendendo a agravo interno da Basevi (Bahia Costa Sul Empreendimentos Urbanísticos LTDA).

O magistrado afirmou que não houve comprovação suficiente de posse legítima por parte dos moradores, nem atendimento aos requisitos previstos no artigo 561 do Código de Processo Civil para a concessão de liminar em ações possessórias.

Os moradores afirmam que a ordem de despejo desrespeita a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 828, relatada pelo então ministro Roberto Barroso, que durante a Covid-19 definiu regras temporárias para suspender e disciplinar a retomada gradual de despejos de natureza coletiva, com foco na proteção de populações vulneráveis. A informação foi atualizada às 10h15.

O caso revela o embate entre proprietários e moradores em ocupações na região. O que você pensa sobre esse desdobramento na Bahia? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe da discussão sobre direitos de propriedade e proteção social na cidade de Prado.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Idoso é encontrado morto em trecho de Rio São Francisco no Norte baiano após sair para pescar

Um idoso de 64 anos, identificado como João Pedro do Espírito Santo, foi encontrado morto nesta quinta-feira em um trecho do Rio São...

MP-BA processa Azul Linhas Aéreas por atraso de voo e falhas na assistência a passageiros na Bahia

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) moveu uma ação civil pública contra a Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. por atraso de 2h30 e...

PF e Polícia Civil miram venda ilegal de agendamentos no SAC em Operação Vaga Vip

A Polícia Civil da Bahia deflagrou a Operação Vaga Vip nesta sexta-feira, 19, para desarticular um esquema de comercialização irregular de agendamentos para...