Vereador preso por suspeita de tráfico de drogas atuava na facção Bonde do Maluco desde 2020, afirma MP-BA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Vereador de Itabela é denunciado pelo MP-BA por tráfico de drogas e participação em facção criminosa

Vereador Lucas de Souza Lemos

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou o vereador de Itabela, Lucas de Souza Lemos, da União Brasil, por tráfico de drogas, associação para o tráfico e financiamento do tráfico, em 8 de dezembro. A peça acusa o parlamentar de atuar de modo estável e contínuo na facção criminosa desde, pelo menos, 2020.

Segundo o MP, ele foi preso em novembro pela Polícia Militar dentro da residência do líder da facção Bonde do Maluco (BDM), em Itabela, no sul da Bahia. No dia 9 de dezembro, a Justiça manteve a prisão preventiva do vereador.

As investigações apontam que o parlamente era integrante estrutural da facção, com atuação multifacetada, envolvendo o tráfico de drogas, o financiamento e o compartilhamento de informações estratégicas com a facção rival ao BDM, atuando desde 2020.

Além disso, a denúncia indica ações de contrainteligência, ocultação de provas de homicídio e obstrução de investigações feitas pelo vereador.

Na mesma operação, outros dois suspeitos foram detidos. Um deles tentou fugir, trocou tiros com a polícia e ficou ferido; ele não resistiu após atendimento. Com o suspeito, foram apreendidos um revólver, munições, celulares e porções de drogas.

A Câmara de Vereadores informou que acompanha as investigações e que as medidas cabíveis serão avaliadas conforme a Lei Orgânica do Município e o regimento interno.

Em nota, o presidente do União Brasil, Jorge Leones Santana Costa, afirmou que todos foram pegos de surpresa pela notícia e que aguardava o desenrolar das apurações para deliberar sobre o caso.

O caso reforça o desafio de enfrentar o crime organizado na região de Itabela, com autoridades assegurando que as investigações continuam em curso.

Qual é a sua opinião sobre esse caso? Deixe seu comentário abaixo e participe da discussão sobre transparência e atuação da Justiça na cidade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tiros em Alphaville: médico morto por colega deixa filho de 1 ano

A Prefeitura de Cotia divulgou uma nota de pesar pela morte do médico Vinicius dos Santos Oliveira, 35 anos, baleado ao lado de...

União Brasil lamenta morte do deputado estadual Alan Sanches

O União Brasil lamentou, neste sábado (17), a morte do deputado estadual Alan Sanches. O parlamentar, que integrava o partido na Bahia, exercia...

Buscas por crianças desaparecidas em Bacabal ganham reforço da Marinha

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB-MA), informou neste sábado (17/1) que a Marinha do Brasil chegou ao município de Bacabal para apoiar...