“Vou vetar, e se quiserem, derrubem meu veto”, diz Lula sobre PL da Dosimetria

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Resumo: Lula vetará o Projeto de Lei da Dosimetria, que reduz penas de condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023. A confirmação foi feita durante cerimônia em São Paulo, nesta sexta-feira (19). Caso o Congresso discorde do veto, poderá derrubá-lo.

“Com todo o respeito aos congressistas que votaram a lei da redução da pena, vou vetar e, se quiserem, que derrubem o meu veto”, afirmou Lula.

Sem citar diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula lembrou que, em democracia, “vence quem tem mais voto” e ressaltou que, apesar de ter perdido três eleições, nunca tentou “tomar o poder de assalto”.

O projeto, aprovado pelo Congresso, beneficia Bolsonaro, réu em ações ligadas aos ataques às sedes dos Três Poderes. O texto propõe a aplicação do chamado concurso formal, em que apenas a pena do crime mais grave é considerada, com acréscimo de uma fração que pode variar de um sexto até metade do tempo total da condenação.

A proposta agora tramita para sanção presidencial, e Lula advertiu a necessidade de diálogo democrático, destacando o peso do voto na definição de políticas penais. O veto pode abrir espaço para debates sobre como as penas são calculadas em casos de múltiplas acusações ligadas a atos golpistas.

E você, o que acha da dosimetria penal e de quem deve decidir sobre o tempo de cumprimento de penas em casos de crimes contra o Estado? Deixe sua opinião nos comentários e contribua com a discussão.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Juíza manda ouvir deputado sobre rachadinha de funcionária de Hugo Motta

Resumo: a Justiça Federal investiga Ivanadja Velloso Meira Lima, chefe de gabinete do presidente da Câmara, Hugo Motta, por suposto esquema de “rachadinha”...

STF decreta ponto facultativo no dia do jogo do Brasil

O STF decretou ponto facultativo para segunda-feira, 29 de junho, às 14h, em função do jogo da Seleção Brasileira. O Governo do Distrito...