A União Europeia enviou, em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a firme garantia de concluir a assinatura do Acordo de Parceria UE-Mercosul e do Acordo Comercial Provisório no início de janeiro. A mensagem foi assinada pelos presidentes do Conselho Europeu, António Costa, e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
A UE lamenta que a assinatura não possa ocorrer durante a cúpula prevista para este sábado, em Foz do Iguaçu. O adiamento deve-se à finalização de procedimentos internos no Conselho para autorizar o ato oficial, mas as lideranças garantem que estão trabalhando para concluir as etapas com rapidez.
Costa e von der Leyen expressam gratidão pela liderança e pelo compromisso pessoal de Lula com a relação entre as duas regiões. Os acordos são apresentados como a base central para o fortalecimento dos laços políticos, econômicos e estratégicos entre a UE e o Mercosul.
O comunicado reforça a importância de avançar nas relações entre as regiões, com a assinatura ainda prevista para o início de janeiro. Compartilhe sua opinião sobre a parceria UE-Mercosul e os impactos esperados para a política, economia e cooperação regional.

Facebook Comments