CCJ da AL-BA apreciou 136 projetos de lei em 2026

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A CCJ da ALBA encerrou 2025 com decisões importantes, sob a presidência do deputado Robinson Almeida (PT). Ao longo do ano, o colegiado avaliou 136 projetos de lei, com média de 7,5 proposições por reunião, além de conduzir sabatinas e analisar matérias estruturantes como o Orçamento estadual de 2026.

Do total, 132 propostas foram de autoria de deputados estaduais, três encaminhadas pelo Tribunal de Justiça da Bahia e uma de iniciativa do Poder Executivo, evidenciando o papel central da CCJ na filtragem técnica da produção legislativa.

Ao longo do período, foram realizadas 36 reuniões, sendo 18 com quórum deliberativo, além do registro de 20 pedidos de vista, refletindo um ambiente de debate e aprofundamento das matérias em análise.

Entre os destaques, as sabatinas realizadas em dezembro para os deputados federais Otto Filho (PSD) e Josias Gomes (PT), indicados ao Tribunal de Contas do Estado, com a presença de mais de 25 deputados em cada sessão, reforçando o peso institucional da CCJ.

No último mês, em reunião conjunta com a Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle, a CCJ aprovou o parecer ao Projeto de Lei nº 25.975/2025, do Poder Executivo, que estima a receita e fixa a despesa para o exercício de 2026, assegurando a tramitação nos parâmetros constitucionais.

Ao avaliar o balanço do ano, Robinson Almeida destacou o compromisso da CCJ com a legalidade, a previsibilidade legislativa e o diálogo entre as bancadas.

Além do presidente, integram a CCJ da ALBA os deputados Euclides Fernandes (PT), Fabíola Mansur (PSB), Felipe Duarte (PP), Hassan (PP), Sandro Régis (União Brasil) e Vitor Bonfim (PV).

Como você avalia o papel da CCJ no aperfeiçoamento da legislação da Bahia? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Polícia desarticula grupo criminoso e prende cinco pessoas em Castro Alves

Em Castro Alves, no recôncavo da Bahia, as polícias Civil e Militar deflagraram, na manhã desta terça-feira (23), a Operaçao Pax Nocturna, uma...

Quinto investigado pela morte de técnicos de internet no Alto do Cabrito é preso

Mais um mandado de prisão ligado ao triplo homicídio de operários de internet foi cumprido nesta terça-feira (23) na sede do DHPP. O...

Suspeito é preso por venda de drogas em estabelecimento disfarçado de ponto de venda de água em Feira de Santana

Um homem foi preso em flagrante com quase 200 porções de drogas, entre cocaína e maconha, no centro de Feira de Santana. A...