Justiça de Prado proíbe novas invasões e autoriza PM a conter ocupação irregular em loteamento

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Prado: Uma decisão judicial proferida pelo juiz Gustavo Vargas Quinamo, da Vara de Feitos de Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais de Prado (BA), determinou a imediata proibição de novas invasões e expansão da ocupação irregular no loteamento “Bahia Costa Sul”, na zona urbana do município. O mandado, emitido em dezembro de 2025, também autoriza a requisição de apoio da Polícia Militar e a realização de prisões em caso de descumprimento, acirrando o conflito fundiário na região.

O documento ordena a notificação de todos os ocupantes – conhecidos e desconhecidos – para que se abstenham de permitir a entrada de novas pessoas, instalar barracos, fazer demarcações ou realizar desmatamentos na área. A medida visa conter o agravamento da turbação possessória e de danos ambientais, sob pena de desobediência (artigo 330 do CP) e responsabilização por dano ambiental.

A cópia do mandado foi enviada ao Comando da Polícia Militar local para policiamento ostensivo e preventivo, assegurando o cumprimento da ordem judicial. A decisão reforça um entendimento já consolidado de autorização para uso de “força moderada” e prisões em flagrante durante a reintegração de posse, medida confirmada inclusive após análise do STF.

O caso, movido pela Bahia Costa Sul Empreendimentos Urbanísticos LTDA, envolve ocupação recente (desde agosto de 2025) e apontamentos de crescimento artificial de ocupantes após a suspensão temporária da liminar. Relatórios municipais indicam inconsistências no número real de famílias, e laudos ambientais apontam desmatamentos e queimadas em Mata Atlântica.

A reintegração de posse deverá ocorrer nos próximos dias, com supervisão judicial e apoio policial, diante de alertas da PM sobre resistência e risco à ordem pública. Segundo apuração do Liberdade News, o objetivo é impedir o retorno dos invasores à área reintegrada, já que o líder do grupo convocou novas ocupações.

Encerramos destacando que situações de conflito fundiário exigem atenção das autoridades e da sociedade. Conte nos comentários como você enxerga esse tipo de disputa e as medidas de segurança adotadas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM é baleado na perna durante confronto com criminosos no bairro de Tancredo Neves, em Salvador

Um policial militar foi atingido por um tiro na perna durante confronto com criminosos na tarde desta terça-feira (23), no bairro Tancredo Neves,...

Carlos Bolsonaro tenta ver pai em hospital e anuncia novo pedido para visita permanente a Jair Bolsonaro

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) compareceu, nesta quarta-feira (24), em frente ao hospital DF Star, onde Jair Bolsonaro está internado para cirurgia de...

Lula dá férias a 12 ministros neste final de ano. Saiba quais

Com as festas de fim de ano, parte dos auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai tirar um descanso. Desde o...