A tradicional festa em honra ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes e à Nossa Senhora da Boa Viagem, realizada há mais de 200 anos em Salvador, mobilizará fiéis entre o último dia de 2025 e o primeiro de 2026. Sob o tema “Com o Bom Jesus dos Navegantes e a Mãe da Boa Viagem, sejamos construtores de paz, família unida e Igreja missionária”, a programação é organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem e pela Devoção do Senhor Bom Jesus dos Navegantes. Em função das obras de restauração da Igreja Matriz, o tríduo preparatório (28 a 30 de dezembro), ocorrerá às 19h no Santuário São José, na Rua da Imperatriz, Baixa do Bonfim.
Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2026, a festa ganha sua sequência principal. No dia 31, às 9h, a Galeota Gratidão do Povo descerá ao mar. Às 14h, uma procissão terrestre levará as imagens do Santuário São José até a Praça da Boa Viagem, onde será celebrada a Missa de Embarkação (campal) às 15h30, presidida pelo arcebispo de Salvador, cardeal Dom Sergio da Rocha. Por volta das 16h, a imagem do Bom Jesus seguirá em procissão marítima a bordo da Galeota até a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio.
No dia 1º de janeiro de 2026, o cardeal Dom Sergio da Rocha presidirá a missa às 8h na Basílica Conceição da Praia. Por volta das 10h, uma procissão terrestre partirá da basílica em direção ao píer da Capitania dos Portos para novo embarque da imagem na Galeota. O trajeto marítimo incluirá o Porto da Barra, o Cais do Porto e a Ponta do Humaitá.
Enquanto isso, na Praça da Boa Viagem, ocorrerá uma Celebração Eucarística campal às 10h30, em ação de graças pelo sucesso da festa, pela saúde dos devotos e benfeitores, pelo novo ano e em memória dos fiéis falecidos. A imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes chegará à Ponta do Humaitá por volta do meio?dia, onde se reencontrará com a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem. Ambas seguirão em procissão terrestre pelas ruas da Boa Viagem, Rio São Francisco, Rio Jacuípe e Imperatriz, retornando ao Largo da Boa Viagem, onde os festejos serão encerrados.
A tradição convida moradores e visitantes a acompanhar as cerimônias e a compartilhar impressões sobre a programação nos comentários. Qual parte da festa mais encanta você e sua localidade?

Facebook Comments