Saiba até quando vai a onda de calor que atinge o país

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Meta descrição: o Brasil enfrenta uma onda de calor com alertas vermelhos, laranjas e amarelos emitidos pelo Inmet e pela Climatempo. Veja a previsão por região neste fim de semana e como se proteger.

Um bloqueio atmosférico mantém altas temperaturas em grande parte do país, favorecendo calor intenso neste fim de semana. Em várias regiões, as temperaturas seguem acima do normal, com registros expressivos em áreas do Sudeste e do Sul.

Alerta vermelho permanece para calor extremo em São Paulo, Rio de Janeiro e trechos do Espírito Santo, além de partes de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, conforme o Inmet.

Alerta amarelo inclui Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo, com atenção para o risco de novas ondas de calor.

Frente fria favorece temporais em meio ao calor, com chuva associada a tempestades em várias regiões, porém as temperaturas permanecem elevadas. O Inmet também mantém alerta amarelo para tempestades em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina até este sábado.

Alerta laranja para perigo de tempestades atinge o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, com validade até este sábado.

Alerta amarelo adicional abrange estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, para a possibilidade de chuvas intensas.

Previsão por região

Região Sudeste a partir da tarde de sábado, instabilidades ganham força com chuva moderada a forte em São Paulo e na metade oeste de Minas Gerais. Há risco de temporais no interior e no nordeste paulista e no sul e sudoeste de Minas. As chuvas devem diminuir no domingo, mantendo temperaturas altas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Região Sul a frente fria, associada ao ar quente e úmido, provoca pancadas de chuva neste sábado nos três estados. Em RS, principalmente na metade sul, há risco de temporais e volumes elevados. O fim de semana será de calor com pancadas isoladas e temporais pontuais.

Região Centro-Oeste as chuvas perdem intensidade e o tempo fica instável. Panadas ganham força em Mato Grosso e no oeste e sudeste de Goiás, com moderada a forte, enquanto no fim da tarde e noite as instabilidades se intensificam no Mato Grosso do Sul.

Região Nordeste as instabilidades permanecem concentradas no Maranhão, com chuva moderada a forte na faixa central do estado e no extremo oeste do Piauí; o calor continua predominando em toda a região.

Região Norte pancadas de chuva ficam mais concentradas no Acre e no oeste do Amazonas, com intensidade moderada a forte e risco de temporais. Roraima tende a ter tempo mais aberto e calor.

Imagem Termômetro de rua marca 37°C no entorno do Parque do Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo, na tarde de Natal, 25 de dezembro de 2025.

Fontes As informações são do Inmet, da Climatempo e da Defesa Civil, com base na atuação de monitoramento climático responsável pelo acompanhamento do tempo nas diferentes regiões.

Este fim de semana exige cuidado com o calor: mantenha hidratação em dia, evite exposição prolongada ao sol nas horas mais quentes e procure ambientes frescos. Compartilhe nos comentários como você está enfrentando o calor na sua cidade e quais medidas tem tomado para se manter seguro.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calorão ou chuva: veja a previsão do tempo para o réveillon no Brasil

Meta description: Previsão do tempo para o Réveillon no Brasil aponta calor intenso em várias regiões, com pancadas de chuva previstas principalmente no...

Corpo de Bombeiros encontra corpo após queda de avião ultraleve no mar, em Copacabana

Aeronave ultraleve que realizava publicidade cai no mar em Copacabana. O acidente aconteceu na tarde deste sábado, 27 de dezembro de 2025, na...

Temporal provoca quedas de árvores e deixa mais de 160 mil imóveis sem luz em SP

Chuva forte em meio ao calor intenso A tempestade que atingiu São Paulo neste sábado teve a assinatura de calor extremo aliado à...