TJ-BA implementa Projeto “Veredicto” para julgar processos com mais de 15 anos em três comarcas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) instituiu, por meio de Ato Normativo Conjunto, o Projeto Veredicto, voltado ao cumprimento da Meta 2 do CNJ e ao julgamento de processos com mais de 15 anos de tramitação sem resolução do mérito. A iniciativa também busca reduzir o acervo processual estagnado nas varas do interior, promovendo maior celeridade para a Justiça.

A vigência do projeto vai até 31 de janeiro de 2026 e abrange a Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis, Comerciais, Registro Público, Acidente de Trabalho e Fazenda Pública da comarca de Amargosa; a 1ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis, Comerciais, Registro Público e Acidente de Trabalho da comarca de Ipiaú; e a Vara de Jurisdição Plena da comarca de Una.

O ato foi assinado pela presidente do TJ-BA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, e pela corregedora das Comarcas do Interior, desembargadora Pilar Célia Tobio de Claro. O normativo fundamenta-se no princípio constitucional da duração razoável do processo e na necessidade de enfrentar o passivo de processos que tramitam há mais de 15 anos nessas unidades.

O Projeto prevê dois grupos de trabalho: uma equipe estratégica, voltada ao planejamento e monitoramento, que definirá diretrizes, fluxos de trabalho e estudo do acervo da unidade a ser saneada, acompanhando o desenvolvimento das atividades; e uma equipe operacional, responsável pela execução dos atos judiciais, com metas como acelerar o processamento e o julgamento dos feitos da Meta 2, reduzir pelo menos 80% dos feitos estagnados há mais de 120 dias, zerar a tutela provisória de urgência, ampliar o cumprimento das demais metas do CNJ e elevar o Índice de Atendimento à Demanda (IAD), reduzindo o congestionamento.

Para as autoridades, o Veredicto reforça o compromisso com a celeridade e a eficiência da Justiça na cidade. Compartilhe sua opinião nos comentários sobre como a agilização de julgamentos pode impactar moradores dessas regiões e melhorar o funcionamento do sistema judiciário local.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carnaval antecipado de Itabuna conta com atrações de peso da música baiana e maior grade da história

Itabuna dá início ao Carnaval Antecipado, com atrações de peso da música baiana, incluindo Bell Marques, Durval Lelys, Claudia Leitte, Léo Santana, Xanddy...

João Gomes presenteia fã mirim baiano e revela desejo de criar escola de música para crianças

Ruan Vitor Vaqueirinho, de 9 anos, natural de Muritiba, Bahia, ganhou uma sanfona de João Gomes, 23 anos. O instrumento cumpre uma promessa...

Corpo do jornalista Gilson Nascimento é velado nesta quarta em Salvador

Faleceu ontem, dia 6 de janeiro, aos 87 anos, o jornalista Gilson Nascimento Reis. O velório aconteceu na manhã desta quarta-feira, 7 de...