STF definirá competência para crimes contra espécies ameaçadas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


O STF irá estabelecer uma tese nacional para saber se crimes ambientais envolvendo espécies nativas listadas como ameaçadas devem ser julgados pela Justiça Federal, mesmo sem elemento transnacional. A decisão ocorrerá no Recurso Extraordinário (RE) 1577260, cuja repercussão geral foi reconhecida sob o Tema 1.443.

Em deliberação no Plenário Virtual, a Corte determinou a suspensão nacional de todos os processos penais pendentes sobre o tema, excetuando investigações do Ministério Público e ações com réu preso. A prescrição, nesses casos paralisados, ficará interrompida até o julgamento definitivo.

O MP-SC interpôs o recurso contra decisão do TJ-SC, que declarou incompetência para processar crime ambiental relacionado à espécie da Lista Nacional de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção (Portaria 443/2014) e remeteu o caso à Justiça Federal. O MP argumenta que a simples inclusão na lista não configura, por si só, interesse da União capaz de justificar competência federal, sendo indispensável o caráter transnacional do delito; citou entendimento anterior do STF, no Tema 648.

Já o TJ-SC alinhou-se à jurisprudência do STJ, que entende que a presença de espécies ameaçadas em lista nacional já atrai a competência federal, independentemente da transnacionalidade.

Ao reconhecer a repercussão geral, o ministro Edson Fachin, presidente do STF, afirmou que a controvérsia exige uniformidade na definição da competência jurisdicional em matéria ambiental-penal, dada a sua relevância econômica, política, social e jurídica. A proposta de suspender nacionalmente os processos, com base no CPC, § 1.035, foi acolhida pela maioria no Plenário Virtual. O mérito ainda não tem data marcada.

(Encerrando) A decisão em pauta pode redefinir a atuação da Justiça Federal em casos ambientais envolvendo espécies ameaçadas e impactar o andamento de processos em todo o país. Queremos saber sua visão: você acha que a competência federal é a mais adequada nesses casos? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Delegado ferido por Roberto Jefferson assume chefia na PF

O delegado da Polícia Federal (PF) Marcelo André Cortes Villela, ferido durante operação contra Roberto Jefferson em 2022,  que reagiu com disparos de fuzil...

CNJ abre apuração sobre decisão do TJMG que absolveu homem de 35 anos acusado de estupro contra menina de 12 anos

A Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) determinou a abertura de um Pedido de Providências após um homem de 35 anos ser absolvido, por maioria,...

Piloto de lancha está entre os 6 mortos em acidente do Rio Grande

Divulgação/ CBMMG O piloto da lancha que se envolveu no acidente que deixou seis mortos no Rio Grande está entre as vítimas fatais. Segundo...