Lula e Petro falam no telefone sobre Venezuela

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governo brasileiro informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligou para o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, nesta quinta-feira. Os dois mandatários manifestaram grande preocupação com o uso de força contra um país vizinho e concordaram que a crise na Venezuela deve ser resolvida por meios pacíficos. O comunicado também afirma que a ação que capturou Nicolás Maduro viola o direito internacional e não cita nominalmente o presidente dos Estados Unidos.

Os líderes destacaram que a Venezuela deve ser tratada pela via diplomática, com ênfase na paz. Também saudaram o anúncio feito pelo presidente da Assembleia Nacional venezuelana sobre passos para a normalização do país, reforçando o tom de cooperação regional.

Entre as ações, Lula informou a Petro que enviará 40 toneladas de insumos e medicamentos, de um total de 300 toneladas, a pedido de Caracas. Os itens visam abastecer o estoque de diálise e de outros produtos num centro que foi atingido por bombardeios.

Os dois líderes reafirmaram a disposição de manter a cooperação para a paz e a estabilidade na região, reiterando o compromisso com soluções diplomáticas frente à crise venezuelana.

E você, como enxerga o papel do Brasil nesse cenário? Compartilhe sua opinião nos comentários sobre a atuação diplomática brasileira e a situação na Venezuela.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Lula oferece ajuda à Venezuela e manifesta consternação com terremoto

Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu a costa da Venezuela nesta quarta-feira, deixando ao menos 164 mortos, segundo a Reuters. O Brasil acompanha...

Critics Aren’t Holding Back On Supergirl (And Reviews Are Worse Than We Expected)

DCU estreia com Supergirl recebendo críticas mornas. O filme chega aos cinemas com 59% de aprovação entre os críticos no Rotten Tomatoes, sinalizando...