Imagem do Senhor do Bonfim é levada por devotos durante procissão marítima que antecede Lavagem em Salvador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Neste domingo (11), uma procissão marítima levou a imagem de Nosso Senhor do Bonfim da Igreja da Penha, na Ribeira, até a Basílica de Conceição da Praia, no Comércio. O cortejo, organizado pelo Santuário Senhor do Bonfim, antecede a Lavagem do Bonfim, que acontece na quinta-feira (15) com uma caminhada a pé devolvendo a imagem à Colina Sagrada no Bonfim. A programação começou com uma missa no mar em frente à Igreja da Penha, seguida pela travessia pela Baía de Todos-os-Santos até o Porto da Barra, retorno e término no Terminal Náutico da Bahia, no Comércio.

A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Salvador. O diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Gegê Magalhães, destacou que a procissão marítima tem importância não apenas para o turismo religioso, mas pela devoção dos soteropolitanos ao Senhor do Bonfim. “É todo um processo, não é só turismo, é devoção”, afirmou, e apontou a intenção de potencializar o evento para que se torne uma grande festa da cidade, com desdobramentos até o Carnaval.

O reitor da Basílica Santuário Senhor do Bonfim, Padre Edson Menezes, lembrou que a Penha foi o primeiro local a acolher a imagem. “Esse evento é uma memória daquilo que aconteceu há 281 anos, quando a imagem chegou de Portugal e foi acolhida aqui. Queremos valorizar esse lugar como referência da acolhida ao Bonfim e conduzi-la até a Conceição da Praia, para que, na quinta-feira, possamos retornar à Basílica com muita gente”, disse, destacando a emoção e a fé presentes nesses momentos.

Marcelo Sacramento, juiz presidente da Irmandade do Santuário do Senhor do Bonfim, ressaltou a importância da procissão marítima como parte da tradição. “Este é o quarto ano que fazemos, uma ideia do padre Edson, e a gente faz essa homenagem ao capitão Teodósio, responsável pela construção da Basílica há 281 anos”, explicou. A rota anunciada envolve sair da Marina da Penha, parar na Igreja da Penha para a missa, seguir pela Baía até a Barra, retornar à Rampa do Mercado e desembarcar, com o povo aguardando na Conceição da Praia para a caminhada de quinta-feira rumo à Colina Sagrada.

Entre os fiéis, a participação é marcada pela emoção. Aos 77 anos, a cabeleireira Odenísia Souza participou pela primeira vez da missa na Penha, embora tenha costumeiro nas missas da Igreja do Bonfim. “Gosto de participar de momentos como esse para agradecer pelos milagres e pelas bênçãos que minha família recebe. É sentimento de gratidão, muita emoção”, disse. O guardião da Igreja do Bonfim, Adroaldo Mendes, de 67 anos, morador de Lauro de Freitas, afirma que vem de longe para louvar o Senhor do Bonfim e que o grupo está sempre presente nas celebrações.

A cidade aguarda novas celebrações com expectativa de recorde de turismo e movimento, mantendo viva a tradição e fortalecendo a relação entre fé, cultura e história local. E você, já acompanhou ou participou de alguma edição da Lavagem do Bonfim ou desta procissão marítima? Compartilhe sua experiência nos comentários e conte como essas manifestações influenciam a vida da região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Duas pessoas voltam a pular de ferry-boat durante manobras em Itaparica

Duas pessoas pularam de uma plataforma de ferry-boat durante as manobras de atracação no terminal marítimo de Itaparica, neste domingo, dia 11, com...

Jovem é morto a tiros durante partida de futebol amador em Itamaraju, no extremo sul da Bahia

Morreu na tarde do último domingo (11) Kauan, jovem que foi baleado durante uma partida de futebol amador no campo do bairro Cristo...

Segurança é morto a tiros em Feira de Santana

Um segurança foi morto a tiros após uma discussão em um bar de Feira de Santana, neste domingo (11). A vítima foi identificada...