O Papa Leão XIV recebeu, nesta segunda-feira (12), em audiência privada, a líder oposicionista venezuelana Maria Corina Machado, laureada com o Nobel da Paz, no Vaticano. O Vaticano confirmou o encontro e informou apenas que Machado integrou a lista de pessoas recebidas pela Santa Sé pela manhã, sem detalhes.
No mesmo dia, o ministro italiano das Relações Exteriores, Antonio Tajani, anunciou a libertação de Alberto Trentini e Mario Burlo, dois italianos detidos na Venezuela desde novembro de 2024, e que já estavam a caminho de casa.
Após a captura de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos, o venezuelano deposto que deverá ser julgado em Nova York, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que Machado não desfruta de apoio nem de respeito em seu país. No entanto, afirmou que se reuniria com ela ainda nesta semana.
O Vaticano não detalhou o conteúdo da audiência nem o contexto político do encontro. A presença de Machado na pauta do Papa sinaliza interesse internacional pela situação na Venezuela e pelos direitos civis no país.
Qual é a sua leitura sobre esse encontro entre a liderança oposicionista venezuelana e o Papa? Como isso pode influenciar o cenário venezuelano e as relações entre Washington, Roma e Caracas? Deixe seu comentário abaixo com a sua opinião.

Facebook Comments