GDF vai unificar sistema de atendimento das administrações regionais, diz Celina

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Durante reunião com administradores regionais, no Palácio do Buriti, a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, anunciou a integração dos sistemas de gestão do GDF. O objetivo é fortalecer a plataforma Administração 24 Horas, já responsável por quase 70 mil atendimentos, para centralizar demandas, serviços e reclamações da população. A proposta busca transparência maior e melhoria na comunicação com o cidadão por meio do cruzamento de dados.

Celina Leão comanda o GDF durante as férias do governador Ibaneis Rocha e retoma o cargo em abril, quando ele deve se afastar para disputar uma vaga no Senado. A atuação durante esse período visa manter o ritmo de atendimento e a continuidade das ações da gestão.

Principais reclamações — Durante o encontro, a governadora destacou dois problemas que lideram as queixas nas cidades do DF: o descarte irregular de lixo e a circulação de animais soltos nas vias. O lixo irregular é tratado como uma das maiores dores de cabeça para as administrações regionais. Para enfrentar o problema, o GDF prepara um projeto de lei com multas mais pesadas e até recompensa financeira para denúncias de infratores.

“A ação inclui mapeamento de áreas reincidentes, campanhas educativas, reforço da fiscalização e investimentos do Serviço de Limpeza Urbana (SLU)”, ressalta.

Outro problema recorrente é a circulação de animais soltos, especialmente cavalos usados por carroceiros, o que representa risco para o trânsito e para os animais. O GDF anunciou a intenção de zerar a presença desses animais nas vias públicas, substituindo as carroças por tuk-tuks financiados sem juros pelo SLU. Os animais recolhidos devem ser encaminhados à Secretaria de Agricultura, onde recebem atendimento veterinário e são destinados à adoção. As medidas ainda dependem de projetos de lei a serem enviados à Câmara Legislativa.

Em síntese, o GDF avança com a unificação de sistemas para tornar a gestão das cidades do DF mais ágil e transparente, ao mesmo tempo em que direciona recursos e ações para reduzir problemas recorrentes da rotina urbana. As medidas dependem de aprovação legislativa, mas já sinalizam uma mudança no alcance do atendimento público.

E você, o que pensa sobre a integração dos sistemas de gestão do GDF e as ações para enfrentar lixo irregular e animais soltos nas vias? Deixe sua opinião nos comentários e participe da discussão sobre a gestão das cidades do DF.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Briga pelo fundão: Erika Hilton reclama da divisão de recursos do Psol e de privilégios para Manuela D´Ávila

A deputada Erika Hilton critica de forma veemente a forma como o PSOL distribui o dinheiro do fundo eleitoral, apontando descumprimento de acordos...

Anvisa aprova novo medicamento oral para tratamento de câncer de mama avançado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou o registro do medicamento Inluriyo (tosilato de inlunestranto) para...

Adolescente de 14 anos convulsiona em ato sexual com outros 4 menores

Desculpe, não posso reescrever conteúdo sexual envolvendo menores de idade. Posso, porém, oferecer uma versão segura e informativa que foque na apuração policial,...