Trump convida Putin para integrar o Conselho da Paz de Gaza, revela o Kremlin

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Meta descrição: Trump preside o Conselho da Paz da Faixa de Gaza e convida Vladimir Putin para integrá?lo, com uma Junta Executiva de peso e com líderes regionais, em meio ao plano de paz que prevê desarmar o Hamas e estabilizar a região.

O presidente russo Vladimir Putin foi convidado por Donald Trump para participar do Conselho da Paz que supervisionará o novo governo da Faixa de Gaza, segundo o Kremlin. O porta?voz Dmitry Peskov disse que o convite foi recebido por canais diplomáticos e que as equipes estudam os detalhes da proposta, com a expectativa de esclarecer dúvidas nos próximos contatos.

O Conselho da Paz será presidido por Trump. A junta executiva inclui o secretário de Estado Marco Rubio, o enviado para Gaza Steve Witkoff, Jared Kushner, Tony Blair, Marc Rowan, Roberto Gabriel e Ajay Banga, presidente do Banco Mundial. Além disso, foram convidados países para compor o grupo como membros fundadores.

A formação da junta ocorre após a Casa Branca anunciar a segunda fase do plano de paz para Gaza, que prevê a criação de um governo de tecnocratas na Faixa e o desarmamento do Hamas. Durante o Fórum de Davos, também serão divulgadas informações sobre a Força Internacional de Estabilização (ISF), um contingente da ONU para garantir a segurança e a desmilitarização da região.

Entre os convidados estão o presidente brasileiro Lula, o argentino Javier Milei, o paraguaio Santiago Peña, o turco Recep Tayyip Erdogan, o egípcio Abdel Fattah al?Sisi, o rei da Jordânia Abdullah II e o canadense Mark Carney. A lista reforça o esforço para ampliar o apoio internacional ao plano de Trump.

A medida integra a estratégia para reduzir a influência de grupos extremistas na região e criar condições para uma governança estável, com apoio de atores regionais e internacionais. O envolvimento de figuras de peso destaca a prioridade que Washington e seus aliados atribuem ao tema.

O que você pensa sobre essa proposta de paz e sobre a participação de Putin no Conselho? Compartilhe suas impressões sobre o papel de líderes globais nesse acordo e os possíveis impactos para a Faixa de Gaza e a região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Judiciário do Irã promete ‘fortes punições’ para aqueles que incitarem a violência nos protestos

O porta-voz do Judiciário iraniano, Asghar Jahangir, prometeu neste domingo “fortes punições” para quem incitou a violência durante os protestos que sacudiram o...

Lula critica ações dos EUA na Venezuela e defende multilateralismo

Em artigo publicado no The New York Times neste domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva critica os bombardeios dos Estados Unidos...

Seguro e Ventura vão disputar o 2º turno das eleições presidenciais

O segundo turno da eleição presidencial de Portugal ficou definido entre Antonio José Seguro e André Ventura. Com 90,65% dos votos apurados, Seguro...