Anvisa proíbe venda de azeite, lote de sal e doce de leite; veja marcas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Anvisa proibiu, na última quinta-feira (22), a circulação de três produtos alimentícios no Brasil: o azeite da marca Terra das Oliveiras, o doce de leite em pedaços São Benedito e o sal marinho grosso comum iodado Marfim.

No caso do azeite Terra das Oliveiras, a origem não constava no rótulo. O produto foi encontrado à venda na plataforma Shopee. A empresa JJ-Comercial de Alimentos Ltda, indicada como exportadora no rótulo, foi encerrada em liquidação voluntária em 08/01/2025, junto à Receita Federal.

O doce de leite em pedaços São Benedito, da JF Indústria Comércio de Doces e Laticínios Ltda, foi recolhido por faltar identificação de lote e apresentar resultado insatisfatório no ensaio de ácido sórbico, conforme o Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (LACEN-DF). O lote fabricado no dia 25 de junho de 2025 está envolvido na ação de retirada.

O sal da marca Marfim, lote 901124, foi reprovado no teste de teor de iodo, também conforme o LACEN-DF. O iodo é obrigatório no sal de cozinha para prevenir doenças como bócio e problemas durante a gestação.

A Jovem Pan informou não ter localizado a marca Terra das Oliveiras. Já a São Benedito afirmou que a suspensão preventiva do lote ocorreu por divergência técnica em relação ao teste de ácido sórbico e que houve cooperação com os órgãos competentes, com ajustes nos processos internos.

A reportagem entrou em contato com a marca Marfim e o texto será atualizado assim que houver uma resposta oficial.

Este episódio evidencia a atuação de órgãos de fiscalização para proteger consumidores e reforça a importância de rótulos claros e controles de qualidade. Leitores, vocês já verificaram rótulos ou se depararam com informações ambíguas sobre alimentos em lojas ou plataformas online? Compartilhem suas experiências nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Influenciador Gato Preto é indiciado por quatro crimes por acidente com Porsche em SP

Influenciador Gato Preto é indiciado por quatro crimes após acidente com Porsche em SP O influenciador Samuel Sant’Anna da Costa, conhecido como Gato Preto,...

Universidades e Faculdades estaduais de SP recebem nota máxima no Enamed

Segundo o MEC, cinco instituições de ensino superior vinculadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo conquistaram nota 5 na...

Santa Catarina proíbe cotas para alunos negros e trans em universidades estaduais

Meta descrição: Santa Catarina sancionou uma lei que proíbe a adoção de cotas raciais e para minorias em universidades estaduais e em instituições...