Juíza irá avaliar se tira o ICE de Minnesota após mortes no estado

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma juíza federal de Minnesota vai avaliar, nesta segunda-feira, 26 de janeiro de 2026, se suspende a mobilização de milhares de agentes do ICE no estado após a atuação que resultou na morte de dois cidadãos americanos em confrontos com agentes de imigração. Renee Good, 37 anos, mãe de três filhos, e Alex Pretti, 37, enfermeiro intensivista, estão entre as vítimas cujas mortes intensificaram o embate entre autoridades locais e federais sobre a presença do ICE em Minnesota.

Minneapolis, a cidade mais populosa do estado, tornou-se palco de protestos cada vez mais tensos desde o tiroteio que matou Good no carro, em 7 de janeiro, e de Pretti, ferido pouco tempo depois. O estado enfrenta ações judiciais que contestam a permanência do ICE na região, incluindo pedidos para suspender a mobilização e impedir a destruição de provas relacionadas com a morte de Pretti.

Neste contexto, o presidente Donald Trump anunciou, neste domingo, o envio de Tom Homan — seu “czar” anti-imigração — para Minnesota, com promessas de que ele ficará responsável diretamente perante o presidente. Trump descreveu Homan como rígido, porém justo, e afirmou que ele não tem experiência específica na região, mas conhece pessoas locais. Ele também afirmou que os agentes do ICE sairão de Minneapolis “em algum momento”, sem prazo definido.

A medida provocou reações variadas: senadores republicanos pediram uma investigação ampla sobre os homicídios, o governador de Minnesota, Tim Walz, questionou publicamente o que seria necessário para a retirada do ICE, e líderes empresariais de 60 companhias da região agradeceram por um apelo à desescalada das tensões. Obama e Clinton também emitiram mensagens públicas defendendo valores democráticos diante dos acontecimentos, enquanto Trump atribuiu parte da violência aos governos democratas locais.

Essa situação evidencia um profundo racha entre autoridades locais — incluindo a administração democrata de Minneapolis — e o governo federal. O caso aguarda desdobramentos legais e políticos relevantes para a presença do ICE no estado, enquanto a população observa com preocupação as medidas de segurança e as garantias de direitos civis. Deixe seu comentário: como você avalia a atuação do ICE e as respostas das autoridades em situações de crise migratória?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Israel anuncia ‘reabertura limitada’ em Rafah

Israel anunciou, nesta segunda-feira, uma “reabertura limitada” da passagem de Rafah, entre Gaza e o Egito, dentro do cessar-fogo vigente desde 10 de...

‘Basta de ordens de Washington na Venezuela’, diz Delcy Rodríguez

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, pediu o fim das ordens de Washington sobre políticos venezuelanos e afirmou que as disputas internas...

Manifestantes exigem que agentes do ICE deixem Minneapolis após morte de enfermeiro

Meta descrição: Tiroteio envolvendo um funcionário da Patrulha de Fronteira (ICE) em Minneapolis reacende tensões entre governo federal e cidades, gerando protestos, debates...