Meta descrição: PF deflagra operação contra fraudes no Farmácia Popular, com quatro estados, buscas, sequestro de bens e movimentação de milhões de reais. Leia os detalhes sobre como funciona o programa e quem está no alvo.
A Polícia Federal deflagrou a operação Over the Counter para combater fraudes no programa do governo que disponibiliza remédios em farmácias privadas, com o apoio da Receita Federal e da CGU.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e o sequestro de bens em João Pessoa (PB), Pirangi (SP), Carazinho (RS) e Lagoa Santa (MG). A PF aponta que a organização atuava em escala nacional e movimentou milhões de reais.
Segundo a PF, a fraude começou em Dourados (MS), onde os criminosos usavam nomes e CPFs de terceiros para simular a venda de medicamentos, utilizando o benefício do Farmácia Popular.
Depois, os criminosos utilizavam o sistema oficial do programa para registrar vendas que nunca haviam ocorrido, recebendo de forma indevida os valores correspondentes.
A organização comandava as fraudes por todo o país e movimentou milhões de reais. Entre os bens alvos estão imóveis que somam mais de R$ 8 milhões, ligados a sete empresas e nove pessoas físicas.
O que é o Farmácia Popular? O programa, criado pelo governo federal, disponibiliza medicamentos por meio de parceria com farmácias privadas, para que o cidadão retire remédios sem precisar ir a unidades básicas de saúde ou farmácias municipais.
Entre os itens oferecidos estão remédios para hipertensão, asma, diabetes, osteoporose, colesterol alto, rinite, doença de Parkinson, glaucoma, e diabetes associada a doenças cardiovasculares. Também há itens para geriatria e absorventes para a Dignidade Menstrual.
A ação foi autorizada pela 2ª Vara Federal de Dourados (MS). Além disso, PF, Receita Federal e CGU atuaram na operação, com diligências para esclarecer os fatos.
Você acompanha ou tem experiência com programas públicos de saúde como o Farmácia Popular? Conte nos comentários como isso impacta a sua cidade ou região. Deixe sua opinião abaixo.

Facebook Comments