Tarcísio sanciona lei que autoriza o sepultamento de cães e gatos em jazigos familiares

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou na última terça-feira, 10 de fevereiro de 2026, a lei que autoriza o sepultamento de animais de estimação, como cães e gatos, em jazigos familiares no estado de São Paulo. A medida reconhece o vínculo afetivo entre tutores e seus pets.

Lei Bob Coveiro, oficialmente o Projeto de Lei 56/2015, foi aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em dezembro de 2025. A proposta ganhou fôlego a partir da história de um cão que viveu por dez anos em um cemitério de Tabó da Serra e, após a morte, recebeu autorização para ser enterrado ao lado da sua tutora.

Normas locais caberá aos serviços funerários de cada município definir as regras para o sepultamento de cães e gatos. Os custos ficam a cargo da família responsável pelo jazigo ou pela sepultura. Em cemitérios privados, a lei permite regras próprias, desde que respeitem as normas sanitárias e legais vigentes.

Reconhecimento social a nova legislação reforça o vínculo afetivo entre tutores e animais de estimação, ampliando o entendimento sobre a relação entre cidade, moradores e seus animais de estimação.

A iniciativa também estabelece que a decisão sobre o enterro de pets passa a fazer parte das políticas locais, com a responsabilidade de organizar procedimentos, custos e garantias sanitárias sob a supervisão das autoridades municipais.

E você, qual é a sua opinião sobre o sepultamento de animais de estimação em jazigos familiares? Compartilhe seu ponto de vista nos comentários e conte como a relação com seu pet influencia suas escolhas e tradições na cidade onde você mora.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Megablocos terão mais agentes de segurança após tumulto no domingo

Após tumultos no carnaval de rua no fim de semana, a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Estadual da Segurança Pública definiram...

Operação Carnaval da polícia de SP já prendeu 33 pessoas

A Operação Carnaval da Polícia Militar de São Paulo já prendeu 33 pessoas desde 31 de janeiro, com foco em furto de celulares,...

MP vai investigar rede de academias em que mulher morreu após usar piscina

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) instaurou um inquério civil para investigar a rede de academias C4 Gym, após a morte da...