O STF divulgou, nesta terça-feira (17), os nomes de quatro servidores alvo de uma operação da Polícia Federal por suspeita de acessar e vazar dados de autoridades, entre ministros da Corte e familiares. Um dos alvos é Luciano Pery Santos Nascimento, que atua na delegacia da Receita Federal em Salvador.
Luciano Pery Santos Nascimento é técnico do Seguro Social e está no serviço público desde 1983, em Salvador. Em suas redes sociais, ele costuma compartilhar passagens bíblicas, pensamentos religiosos e mensagens motivacionais, sem se posicionar politicamente.
Os outros nomes citados são Ruth Machado dos Santos, Ricardo Mansano de Moraes e Luiz Antônio Martins Nunes. Este último é técnico do Serpro lotado na delegacia da Receita Federal no Rio de Janeiro e é o principal suspeito de ter acessado de modo indevido dados da advogada Viviane Barci, esposa do ministro Alexandre de Moraes.
Segundo o STF, o servidor do Rio de Janeiro não apenas acessou os sistemas da Receita Federal irregularmente, como também repassou dados a terceiros. Luiz Antonio Martins já era alvo de outra investigação da Corregedoria da Receita e da Polícia Federal sobre vazamento de dados.
A PF identificou a sobreposição entre os dois casos, o que levou à operação nesta terça-feira. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, com a quebra de sigilos fiscal e bancário, além de proibição de saída do país e afastamentos das funções na Receita Federal e no Serpro.
Em nota, o ministro do STF afirmou que os vazamentos ocorreram para produzir suspeitas artificiais, de difícil dissipação, e que o procurador-geral da República, Paulo Gonet, também pode ter sido alvo da devassa ilegal.
O caso evidencia riscos de segurança de dados envolvendo autoridades federais e reforça a necessidade de controles mais rígidos nos órgãos de fiscalização. Acompanhe as novidades e compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments