Após 17 anos, PMs vão a júri por envolvimento no assassinato de professores na Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Resumo: quase 17 anos após o duplo homicídio de dois sindicalistas, Álvaro Henrique e Elisney Pereira, dois policiais serão julgados em júri popular nesta terça-feira (5), no Fórum de Itabuna, no Sul da Bahia. O publicitário Edésio Lima teve a punibilidade extinta por prescrição, retirando-o do processo. A sessão contará com a participação da APLB Sindicato, que acompanha o caso desde 2009, e deve ter a presença do presidente estadual Rui Oliveira.

O crime ocorreu em 17 de setembro de 2009, em Porto Seguro, quando Álvaro Henrique e Elisney Pereira, lideranças sindicais, participavam de uma greve por melhores condições de trabalho e reajuste salarial. Segundo o Ministério Público da Bahia, Álvaro criticava a gestão da então prefeitura sob Gilberto Abade, o que, segundo a denúncia, motivou o assassinato. No dia do crime, as vítimas teriam sido atraídas até a zona rural sob o pretexto de que a mãe de Álvaro estava passando mal, e ali foram mortas a tiros, perto do sítio da família.

As investigações indicam que Sandoval Barbosa dos Santos e Joilson Rodrigues Barbosa, que atuavam como seguranças do ex-prefeito, teriam intermediado a contratação dos executores, supostamente a mando de Edésio Lima, então secretário de Governo e Comunicação.

Após o duplo homicídio, outros assassinatos foram registrados na região. O MP-BA aponta suspeitas de que esses crimes estariam ligados à tentativa de eliminar testemunhas e de dificultar a apuração do caso.

O caso é acompanhado pela APLB Sindicato desde 2009. O julgamento deve reunir representantes da categoria, lideranças sindicais e familiares das vítimas. Entre os presentes está prevista a participação do presidente estadual da APLB, Rui Oliveira.

Moradores da região podem observar o desenrolar do julgamento e refletir sobre temas de segurança, direitos trabalhistas e memória das lideranças. Deixe sua opinião nos comentários sobre o que este caso exige da nossa cidade para seguir em frente.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Prefeito de Esplanada acusa ex-prefeito de tê-lo agredido em festejo junino na cidade; ex-gestor rebate

O prefeito de Esplanada, Nandinho da Serraria (PT), publicou nesta terça-feira um vídeo nas redes acusando o ex-prefeito Rodrigo de Dedé (Pode) de...

Tradição junina em Ibicuí aquece o turismo no município

O São João de Ibicuí, na região turística Caminhos do Sudoeste, reafirma-se como uma das principais referências do calendário junino da Bahia. Apoiado...

Casa do Brincar acolhe filhos de trabalhadores informais durante o São João de Santo Antônio de Jesus

Pelo quinto ano consecutivo, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus mantém a Casa do Brincar durante o São João. Instalado na Creche...