Homem é condenado por apologia ao nazismo após mensagem sobre Hitler

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Resumo Um morador de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, foi condenado a dois anos de reclusão em regime aberto por apologia ao nazismo em um grupo aberto do Telegram. A pena foi convertida em prestação de serviços à cidade e pagamento de cinco salários mínimos. O caso envolve racismo e enaltecimento a um regime de extermínio.

A denúncia do Ministério Público Federal aponta que o homem escreveu uma mensagem de felicitação pelo aniversário de Adolf Hitler, afirmando que a verdade prevalecerá e que um legado desconhecido foi deixado. No texto, ele dizia que o nazista seria muito abençoado por Deus.

A magistrada Maria Angélica Carrard Benites ressaltou que a publicação visava induzir e incitar preconceito. Ela destacou que o contexto da postagem extrapola qualquer leitura histórica, econômica ou industrial, configurando enaltecimento de uma figura associada ao extermínio.

A juíza também afastou a possibilidade de considerar o caso como insignificante, reiterando que a jurisprudência do STJ e do STF não admite menosprezo a crimes que promovem a difusão de ideais ligados à barbárie e à supremacia racial. A catequização de tais ideias, segundo a decisão, viola a dignidade humana de forma difusa e altamente reprovável.

A sentença determina dois anos de reclusão em regime aberto, com substitution da pena por prestação de serviços à cidade e pagamento de uma multa igual a cinco salários mínimos. Cabe recurso da decisão.

Como você encara esse tipo de condenação e a atuação da Justiça para coibir discursos de ódio na internet? Compartilhe sua opinião nos comentários e ajude a debater caminhos para uma cidade mais consciente e respeitosa.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Homem e mulher são achados mortos em galpão de fantasias de Carnaval

São PauloOs corpos foram encontrados com sinais de perfuração. O caso é investigado como homicídio pela Polícia CivilCompartilhar notícia Dois corpos foram encontrados com...

Homem de 65 anos é encontrado morto na Lagoa da Pampulha em BH

Belo Horizonte viveu um caso grave na manhã de 27/6, quando um cadáver foi encontrado na Lagoa da Pampulha, em Minas Gerais. O...

Idoso de 79 anos morre após colisão entre carro e moto em Rio de Contas

Gerson Santos Novais, 79 anos, morreu na tarde de sábado após um acidente de trânsito na zona rural de Rio de Contas, na...