Pan?Americano de ginástica artística no Rio de Janeiro fechou com nove medalhas para o Brasil, incluindo ouro de Rebeca Andrade no salto, prata na disputa por equipes e um conjunto expressivo de pódios no masculino e no feminino, reafirmando o país entre os grandes nomes da modalidade.
A volta de Rebeca Andrade veio após uma pausa de dois anos para cuidar da saúde física e mental. Ela começou com força: na final do salto, anotou 14.433 na primeira sua apresentação e 13.700 na segunda, totalizando 14.266 e conquistando o ouro.
Além do ouro individual, a brasileira ajudou a equipe feminina a conquistar a medalha de prata na disputa por equipes, resultado que também garantiu a classificação do Brasil ao Mundial de Ginástica Artística de 2026, em Roterdã.
No quadro masculino, o Brasil subiu ao pódio em duas provas: Diogo Soares levou prata nas barras paralelas (13.933) e na barra fixa (14.133). Na mesma prova, Arthur Nory ficou com o bronze ao marcar 14.033, enquanto Vitaly Guimarães fechou o trio brasileiro no pódio, ocupando o terceiro lugar no solo.
Entre as mulheres, Thais Fidelis assegurou duas medalhas de bronze — no geral da competição, com 52.232 pontos, e na trave, com 13.533. Já Sophia Weisberg levou bronze nas barras assimétricas, com 13.033 pontos, completando o conjunto de conquistas do Brasil no masculino e no feminino.
Logo após as provas, a organização disponibilizou imagens oficiais do evento, destacando o ouro de Rebeca e os demais resultados que marcaram a participação brasileira. Abaixo, confira a galeria com momentos importantes da disputa.






Na etapa de classificação, Rebeca também marcou 14.533 no salto, contribuindo para a prata da equipe feminina e garantindo a participação brasileira no Mundial de 2026 em Roterdã, Holanda.
O Pan?americano de ginástica artística mostrou a força da nova geração aliada à experiência de atletas veteranos, com Rebeca Andrade abrindo caminho e várias vozes do time nacional repetindo bons resultados em várias provas. O desempenho atual coloca o Brasil entre os candidatos a subir mais no cenário global nos próximos anos.
E você, acompanhou a performance brasileira? Deixe sua opinião sobre o retorno de Rebeca e o futuro da ginástica brasileira no Pan?Americano e além. Conte nos seus comentários o que mais chamou a sua atenção e quais nomes você acha que vão se destacar nos próximos anos.
