Bonito de Minas, cidade no Norte de Minas Gerais, realizou neste domingo uma eleição suplementar para escolher o prefeito após a Justiça Eleitoral cassar a candidatura vitoriosa de 2024. O vencedor foi Miqueias Figueredo, do Republicanos, ao lado da vice Joelma Magalhães (PDT) e terá diploma até 13 de julho. A cidade, que conta com 8.387 eleitores, acompanhou uma votação marcada pela expressiva vantagem de Figueredo.

Quadro da eleição – A votação ocorreu neste domingo, 21/6/2026. Com 81,58% das seções totalizadas às 21h, o TSE já considerava Miqueias Figueredo eleito, com 62,35% dos votos. Os adversários foram João Neto do Sindicado (Podemos) e Professora Cris (União). Os números oficiais deverão ser divulgados após a conclusão da contagem. O pleito foi suplementar e escolhido pela Justiça Eleitoral para cumprir a lei quando há derrota de elegibilidade ou invalidação do resultado.
Convergência eleitoral – O resultado confirma a substituição do pleito anterior, marcado por impasses legais que levaram à novas eleições para o cargo de chefe do executivo municipal. A apuração, embora adiantada, ainda deve apresentar os números oficiais complementares, a serem divulgados pela Justiça Eleitoral.
Histórico e condições do pleito – A eleição ocorreu porque o registro de Dílson Barbosa Santana, conhecido como Dílson da Senhorinha (União Brasil), foi indeferido pela Justiça, tornando-o inelegível pelas regras da Lei da Ficha Limpa devido a condenação por abuso de poder político nas eleições de 2020. Assim, o município precisou de uma nova disputa para definir o próximo prefeito.
Situação administrativa – Dílson não chegou a ser diplomado nem empossado. Desde o 1º de janeiro de 2025, a prefeitura de Bonito de Minas é administrada, de forma interina, pelo presidente da Câmara Municipal até a realização do novo pleito. A diplomação dos eleitos deverá ocorrer até 13 de julho.
Impacto local – Com 8.387 eleitores aptos, Bonito de Minas espera consolidar a gestão com quem conquistou o respaldo nas urnas, após a certificação oficial dos votos. A comunidade aguarda as próximas definições sobre a diplomação e os próximos passos administrativos.
E você, qual a sua leitura sobre esse resultado? Compartilhe nos comentários como acredita que essa escolha pode influenciar o futuro de Bonito de Minas nos próximos meses. Sua opinião importa e ajuda a construir o debate público.
