Em coletiva nesta segunda-feira (22), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, o pré-candidato Romeu Zema (Novo) confirmou que vai ao tradicional desfile do 2 de Julho, em Salvador, data que celebra a Independência da Bahia. A confirmação veio após questionamento da Bahia Notícias sobre como ele pretende avançar com sua candidatura no Nordeste, diante da resistência local ao seu nome. A audiência destacou a intenção de ampliar a presença do Novo em todas as regiões do país, sem abrir mão de diálogo com o Sudeste e o Norte.
Durante a coletiva, Zema detalhou parte da sua estratégia de campanha: uma mobilização de alcance nacional, percorrendo todas as regiões sem privilégiar nenhum eixo ideológico. Ele revelou ter passado três, quatro dias em Pernambuco e na Paraíba, retornando ontem à noite de uma viagem que incluiu o polo de confecções de Caruaru. Em suas palavras, foi uma missão positiva: “Fiquei três, quatro dias em Pernambuco e na Paraíba… uma viagem, uma missão lá, um giro muito bom”, relatou.
Sobre o cenário econômico do Agreste pernambucano, o pré-candidato afirmou que, segundo empresários locais, há vagas abertas que não vêm sendo preenchidas. “Como eu falei, emprego existe lá no Agreste. O que tem hoje é que algumas pessoas não querem trabalhar, e os empresários reclamaram também”, disse, acrescentando que não pretende apresentar soluções prontas, mas ouvir quem está envolvido diretamente com o problema para entender melhor a realidade.
A principal linha de atuação de Zema para o Nordeste e o Norte, segundo ele, é levar os resultados obtidos em Minas Gerais ao restante do país. “Vou levar para o Nordeste, para o Norte, a proposta que já deu certo em Minas Gerais. Lá, não existe mais polarização”, afirmou, acrescentando que o PT não terá candidato ao governo do Estado este ano — situação que não houve em 2022. “O PT está enterrado por hora” foi a conclusão apresentada sobre o cenário mineiro, segundo o que ele diz observar como referência para sua campanha nacional.
O ex-governador mineiro também sinalizou que o Nordeste receberá retornos rápidos da agenda, com novas visitas em breve, enquanto busca consolidar uma narrativa de gestão eficiente como diferencial. E você, o que acha da estratégia de Zema para atravessar o Nordeste e impulsionar o desfile de 2 de Julho? Compartilhe sua opinião nos comentários e ajude a enriquecer o debate público. Sua participação é fundamental para entender diferentes perspectivas sobre o tema.
