Noturno nos Museus em BH: Espaço do Conhecimento UFMG oferece telescópios, Planetário e exposições gratuitas
Belo Horizonte ganha, nesta sexta-feira, uma programação especial do Noturno nos Museus. O Espaço do Conhecimento UFMG se junta à iniciativa da PBH para ampliar o horário de funcionamento e oferecer atividades gratuitas para todas as idades, unindo ciência, cultura e observação do céu.

Até as 21h, o público poderá explorar exposições, participar de sessões de Planetário e observar o céu pelos telescópios instalados no Terraço Astronômico do museu, localizado na Praça da Liberdade.
Observação do céu é uma das grandes atrações: a atividade ocorre das 19h às 20h45, com grupos de até 17 pessoas a cada 15 minutos, sob orientação da equipe de Astronomia do museu.
A programação é acessível a crianças a partir de seis anos, jovens, adultos e idosos. Os ingressos são gratuitos, devendo ser retirados presencialmente na recepção do museu antes do início das sessões.
Planetário terá três sessões gratuitas: às 18h, “O Céu de Belo Horizonte”; às 19h, “Sol: Nossa Estrela Viva”; e às 20h, “Dois Pedacinhos de Vidro”. Cada sessão oferece até 61 vagas, com ingressos distribuídos uma hora antes de cada apresentação.
Durante todo o dia, o público também poderá visitar gratuitamente as exposições em cartaz. A mostra “Demasiado Humano” convida a refletir sobre a origem da vida, evolução humana e o papel da ciência na construção do conhecimento. Já “Diários Transnacionais” traz resultados de pesquisa internacional sobre migração, comércio e subsistência urbana na rota Brasil-China, reunindo imagens, textos e elementos visuais.
Como parte da programação especial, o Espaço do Conhecimento UFMG funcionará excepcionalmente no sábado (27/6) das 12h às 19h, acentuando o movimento de valorização dos espaços culturais de Belo Horizonte e ampliando o acesso à ciência e à cultura.
Serviço
Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários, Belo Horizonte
Sexta-feira (26): funcionamento até as 21h
Todas as atividades são gratuitas; ingressos para as sessões de Planetário e Observação Astronômica devem ser retirados na recepção.
Curta a experiência, compartilhe com os amigos e nos conte nos comentários qual atividade você pretende aproveitar ou qual tema você gostaria de ver em novas edições do Noturno nos Museus.
