Um paraibano transformou uma história marcada por fracassos, vícios e recuperação em uma missão de vida: aos 44 anos, José Jobson Barbosa dos Santos dirige o Centro de Recuperação Pedacinho do Céu, em Campina Grande, ajudando pessoas a romper com o vício e reconstruir famílias.
Filho de um lar desestruturado, Jobson foi deixado pela mãe em uma creche de freiras para que ela pudesse trabalhar. Na prática, ele acabou nas ruas após a escola, indo direto ao centro da cidade e aprendendo a pedir comida na rua, como ele mesmo relata em entrevista ao canal de YouTube Poder de Deus.
Foi aos 11 anos que o garoto experimentou as primeiras drogas — maconha, cola e tine — e acabou entrando em círculos que o atraíram para crimes para sustentar o vício. “A gente faz coisas que não são lícitas para saciar a vontade”, ele lembra, descrevendo uma rota de escuridão que percorria cedo.
Ainda na adolescência, Jobson tornou-se pai aos 13 anos. Eles passaram a viver juntos e tiveram outros filhos, mas a turbulência do vício não deixou de lado a família. Ele usava o dinheiro que ganhava com o trabalho para financiar as drogas, mantendo um ciclo devastador.
Ao longo do tempo, a vida piorou: chegou a vender a própria casa para sustentar o vício, enquanto a esposa enfrentava o peso das situações e os filhos ajudavam a manter o sustento da família. Foi nesse momento doloroso que ele percebeu: precisava mudar.
Sem convite, João procurou uma igreja Assembleia de Deus no bairro, buscando ajuda. Lá, ao se ajoelhar, entregou tudo a Jesus. O pastor Givaldo profetizou que Jesus poderia mudar a história dele, e Jobson tomou posse da mudança que já começava por dentro.
A transformação foi imediata para ele: “eu me converti e já saiu o desejo pelas drogas”, relembra. Batizado e discipulado, ele retornou para casa com uma visão nova de vida. “Nascí de novo, Deus me tirou da lama e me vestiu com uma veste nova”, afirma, celebrando a nova etapa.
Mesmo assim, a vida testou novamente: após seis anos de convívio com a fé, Jobson caiu em um novo momento de recaída. Ele relata que deixou de lado o devocional e voltou a consumir, tendo até visões durante o uso. O episódio o levou a renovar a aliança com Deus e a retomar o caminho, com mais firmeza do que nunca há 18 anos.
Ao lado da fé renovada, Jobson fundou o Centro Pedacinho do Céu, em Campina Grande, que hoje atua ajudando quem luta contra o vício. O projeto já impacta diversas vidas há quase duas décadas e conta com materiais como este vídeo, que você pode assistir abaixo:
E você, o que acha dessa trajetória de superação? Compartilhe nos comentários suas opiniões ou experiências relacionadas à recuperação de dependência e à importância de redes de apoio e fé na mudança de vida. Sua participação pode inspirar outras pessoas a dar o primeiro passo rumo à sobriedade.
