No concurso, será usada a pontuação obtida no Enare; edital será divulgado ainda em 2026
Compartilhar notícia

Belo Horizonte se prepara para abrir um novo concurso público para médicos, com uma novidade que pode mudar a forma de seleção: a nota obtida no Enare será usada como etapa de avaliação. A prefeitura confirmou que o edital deve ser divulgado ainda em 2026 e que as vagas serão para a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e para o Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB). A publicidade foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), sinalizando a data de publicação formal.
Segundo a prefeitura, o edital trará a relação de especialidades, o número de vagas e as regras do certame. Esta será a segunda vez que o município utiliza o Enare como parte da seleção de médicos; a primeira experiência ocorreu em 2024, mantendo a tendência de incorporar o exame nacional para qualificação de profissionais que irão atuar na rede municipal.
Nesta edição, além da nota do Enare, também serão consideradas a conclusão do Programa de Residência Médica da SMSA e do HOB. O edital deve indicar a participação de médicos formados em 2027, na modalidade de acesso direto, com critérios que ainda serão detalhados e publicados no documento oficial.
A prefeitura destaca que a adoção da nota do Enare aproxima a formação médica da prática na carreira pública, além de simplificar o processo seletivo, permitindo que os candidatos aproveitem o desempenho no exame nacional ao longo da seleção. Essa abordagem visa modernizar a entrada na carreira e tornar a avaliação mais alinhada com a formação dos profissionais.
Fique atento aos próximos comunicados: o edital deve trazer mais detalhes sobre vagas, etapas, critérios de avaliação e prazos. Enquanto aguardamos, conte nos comentários como você vê essa integração entre formação e atuação no serviço público e se acredita que o Enare pode favorecer a contratação de médicos qualificados para a cidade.
