Nódulo na tireoide: o que pode ser, principais sintomas e tratamentos

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O nódulo na tireoide é um pequeno caroço que surge na região do pescoço e, normalmente, é benigno. Na maioria das vezes, ele não está relacionado a problemas graves, mas isso precisa ser certificado por um endocrinologista ou clínico geral, que investigará as causas que levaram ao aparecimento do nódulo.

Sintomas A maioria dos nódulos na tireoide não provoca qualquer tipo de sintoma, sendo notados apenas quando há o aparecimento do caroço no pescoço. Nos casos em que há sintomas, eles são:

Dor na garganta; Inchaço no pescoço; Dificuldade para respirar ou engolir; Perda de peso sem causa aparente; Tremores e nervosismo; Rouquidão ou perda da voz. Exames O diagnóstico de nódulo da tireoide é feito pelo médico através do exame físico da palpação do pescoço. A partir da identificação, são solicitados exames laboratoriais, como TSH, T3, T4, anti-TPO e calcitonina, e exames de imagem, como ultrassonografia e cintilografia da tireoide.

A partir dos resultados dos exames solicitados, o médico pode solicitar um exame de punção, no qual uma pequena amostra do nódulo é removida e enviada para o laboratório para que seja analisada e se possa ter a confirmação da benignidade ou malignidade.

Sinais de que pode ser câncer Sinais que podem indicar que o nódulo se trata de um câncer:

Nódulo duro com crescimento rápido: Paciente com idade inferior a 20 ou superior a 60 anos; O nódulo tem bordas irregulares; Há alterações na voz como rouquidão ou paralisia das cordas vocais; Outros casos de câncer de tireoide na família; A pessoa já fez radioterapia na região da cabeça e pescoço. Há estudos que indicam que a maior quantidade de TSH indica que o nódulo pode ser maligno, no entanto muitas pessoas diagnosticadas com câncer de tireoide nunca apresentaram alterações nos exames de sangue, nem na biópsia, descobrindo apenas em análise feita após a retirada do nódulo.

Quando o indivíduo apresenta apenas 1 nódulo com até 1 cm de diâmetro, desde que não seja maligno, o médico poderá não indicar nenhum tipo de tratamento, indicando apenas a realização de uma ultrassonografia da tireoide e exames de sangue anuais.

Quais são as causas do nódulo na tireoide

As causas ainda não são totalmente conhecidas, mas se sabe que as mulheres são as mais afetadas e que as que possuem outras pessoas na família com nódulo tireoidiano têm mais chances de desenvolvê-los.

Como é o tratamento de nódulo na tireoide

O tratamento apenas é utilizado quando a pessoa apresenta sintomas, quando existe risco de câncer na tireoide ou quando o nódulo tem mais de 3 cm. Os tratamentos mais utilizados são:

Cirurgia: indicada especialmente para nódulos com mais de 3 cm e nos casos de nódulo maligno para retirar todas as células de câncer, mas também pode ser usada para tratar nódulos benignos que provocam dificuldade para respirar ou engolir por serem muito grandes.

Remédios com Levotiroxina, como Synthroid ou Levoid: utilizados nos casos de nódulos que geram alterações hormonais, causando um hipotireoidismo. Após o tratamento com cirurgia, pode ser necessário fazer reposição hormonal assim como fazer consultas regulares, pelo menos 2 vezes por ano, no endocrinologista. (Com informações do portal Tua Saúde)

 

***desenho-corpo humano-câncer de tireoide ***desenho-corpo humano-glândula tireoide ***foto-mulher-com-mão-no-pescoço-tireoide- ***desenho-nódulo-na-tireoide ***foto-mulher-faz-exame-na-tireoide ***desenho-nódulo-na-tireoide ***foto-homem-tosse-com-a-mão-na-boca ***foto-médico-examina-tireoide-de-paciente ***foto-médica-realiza-ultrassonografia-em-homem ***foto-paciente-mostra-pescoço-com-nódulo 0  

O post Nódulo na tireoide: o que pode ser, principais sintomas e tratamentos apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Governistas e oposição trocam acusações sobre enchentes no Rio Grande do Sul

As enchentes que atingem dois terços dos municípios do Rio Grande do Sul, deixando 83 mortos, 111 desaparecidos e mais de 149 mil pessoas fora de casa até esta segunda-feira, 6, têm levado governistas e opositores a discutirem nas redes sociais sobre supostos culpados pelo que é considerado o pior desastre climático já enfrentado pelo

Bolsonaro muda plano de transferência e será atendido em SP após sentir dores abdominais

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) precisou mudar o plano de transferência, previsto para Brasília nesta segunda-feira, 6, de acordo com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-chefe do Executivo, e será atendido em São Paulo, no hospital Vila Nova Star, na zona sul da capital paulista, após sentir dores abdominais. A informação é

Toffoli diz que reportagens sobre viagens de ministros do STF são ‘inadequadas’ e ‘injustas’

MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) - O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli disse nesta segunda-feira (6) em Madri que as reportagens a respeito das viagens dos magistrados à Europa para participar de eventos jurídicos de outras instituições são "absolutamente inadequadas, incorretas e injustas". Toffoli falou à Folha de S.Paulo antes de sua palestra no