30 coisas que só a Rainha pode fazer – nós não!

Publicado:

30 coisas que só a Rainha pode fazer – nós não!

A Rainha Elizabeth II é a monarca que mais tempo governou a Grã-Bretanha. Ela tem vivido sua longa vida seguindo regras e restrições que vêm com o papel. E, embora haja muitas coisas que ela não possa fazer, ser Rainha vem com algumas vantagens surpreendentes que ninguém mais tem, incluindo o resto da Família Real.

Quer descobrir os privilégios exclusivos da mulher sentada no trono britânico? Então confira esta galeria!

©

Getty Images

Não ter um sobrenome

O sobrenome oficial da Família Real Britânica é Windsor. Mas quando a monarca herdou o trono, ela deixou esse sobrenome para trás e assumiu o nome de Elizabeth Regina. Regina é a palavra latina para “rainha” e é usada em documentos oficiais.

©

Getty Images

Dirigir um carro sem licença

Normalmente, a Rainha tem um motorista particular para levá-la a seus compromissos, mas ocasionalmente gosta de pegar no volante. E ela pode fazer isso sem se preocupar com a carteira de motorista.

©

Getty Images

Abrir o parlamento

A monarca é mais do que uma figura simbólica no governo. Uma de suas muitas funções como chefe de estado é liderar a abertura do Parlamento a cada ano.

©

Getty Images

Evitar ser presa

A Rainha nunca precisou se preocupar em ser presa. Ela tem imunidade soberana e, portanto, nunca pode ser processada.

©

Getty Images

Destituir um primeiro-ministro

Mesmo que ela não possa votar ou declarar suas opiniões políticas publicamente, a Rainha tem o poder de demitir um primeiro-ministro. No entanto, ela só pode tomar essa decisão em casos extremos.

©

Getty Images

Viajar internacionalmente sem passaporte

Como todos os passaportes britânicos são emitidos pela própria Rainha, ela não é obrigada a ter um. E isso não se estente ao restante da Família Real.

©

Getty Images

Decidir o código de vestimenta real

Há muitas regras de moda que a Família Real deve seguir e a própria Rainha tem a palavra final. Algumas diretrizes são até baseadas em suas preferências pessoais.

©

Getty Images

Ter acesso a todas as residências reais

Apesar de sua residência oficial ser o Palácio de Buckingham (para onde ela se mudou após ascender ao trono em 1952), a Rainha divide seu tempo entre várias residências reais.

©

Getty Images

Dirigir um carro sem placa

?? fácil identificar um veículo pertencente à Rainha: ele será o único carro na estrada sem placa e, provavelmente, também haverá escolta policial nas proximidades.

©

Getty Images

Aprovar os pedidos de casamentos reais

De acordo com a Lei de Sucessão à  C o r o a, os seis primeiros membros da Família Real na linha de sucessão ao trono devem ter o consentimento da Rainha para se casar.

©

Getty Images

Tomar a custódia legal dos netos

Esta lei remonta ao Rei George I, que governou no início dos anos 1700. Ele aprovou a lei porque tinha uma relação ruim com seu filho, o futuro Rei George II. Desta forma, ele se tornou o guardião de seus netos.

©

Getty Images

Ser proprietária de todos os cisnes não reclamados no Reino Unido

Desde o século XII, o monarca britânico é tecnicamente o dono de todo e qualquer cisne não reclamado que esteja nadando em águas abertas no Reino Unido.

©

Getty Images

Ter a Bentley State Limousine

A Rainha Elizabeth II tem seu próprio Bentley particular para passear por aí. O elegante veículo é conhecido como Bentley State Limousine

©

Getty Images

Ter seu rosto na moeda de vários países

A Rainha Elizabeth II é retratada na moeda de 33 países ao redor do mundo. Ela é a única monarca viva a ter seu rosto em tantas moedas e notas de diversos países.

©

Getty Images

Não pagar impostos

Como soberana, a Rainha está isenta de pagar impostos. No entanto, ela paga voluntariamente impostos sobre rendimentos, ativos e ganhos que não são usados para fins reais oficiais.

©

Getty Images

Declarar guerra

Outro poder especial concedido à Rainha é que ela pode declarar guerra e paz. A soberana também pode enviar tropas para uma área de conflito armado.

©

Getty Images

Evitar deveres judiciais

Antigamente, qualquer integrante da Família Real estava isento de ser chamado ao júri, pois acreditava-se que isso causaria perturbação para a Rainha. Mas, desde 2003, a lei foi alterada e apenas a Rainha é isenta agora.

©

Getty Images

Escolher o menu real

Com sua própria equipe de cozinha, tudo o que a Rainha quer comer está disponível para ela. A monarca recebe um menu duas vezes por semana para decidir.

©

Getty Images

Celebrar o aniversário duas vezes

Como soberana, a Rainha comemora dois aniversários. Seu verdadeiro aniversário é comemorado em 21 de abril e seu aniversário Real está marcado para o segundo sábado de junho.

©

Getty Images

Decidir quais joias são emprestadas

Para ocasiões formais, como jantares de Estado e casamentos Reais, a Rainha decide quais joias e tiaras ela empresta aos membros da família.

©

Getty Images

Decidir quando os jantares terminam

De acordo com a etiqueta real, quando a Rainha termina o jantar, a refeição acaba oficialmente. Então é melhor comer rápido no Palácio de Buckingham!

©

Getty Images

Conceder títulos de cavaleiro

A Rainha pode conceder um título de cavaleiro a qualquer cidadão por suas realizações ou serviço ao seu país. A cerimônia, conhecida como investidura, acontece no Palácio de Buckingham.

©

Getty Images

Conceder perdões criminais

A Rainha Elizabeth II tem o poder de conceder a prerrogativa real de misericórdia, que perdoa um indivíduo de qualquer punição criminal. A Rainha emitiu a ordem especial em 2020 para perdoar um criminoso condenado que salvou a vida de cidadãos britânicos num ataque  t e r r o r i s t a  em Londres.

©

Getty Images

Ter um caixa eletrônico privado

Imagine nunca ter que procurar um caixa eletrônico correndo antes de acabar a hora de funcionamento… Esse é o caso da Rainha, já que ela tem um caixa eletrônico privado no porão do Palácio de Buckingham. Fornecido pelo banco britânico Coutts, o caixa só está disponível para a Família Real.

©

Getty Images

Ignorar limites de velocidade

A Lei de Regulação de Trânsito permite que os veículos de serviço de emergência quebrem os limites de velocidade, então quando a Rainha é escoltada por policiais, ela tem o mesmo direito.

©

Getty Images

Ter acesso a joias especiais

Algumas peças são pessoalmente propriedade da Rainha, enquanto as usadas para cerimônias importantes são joias da  c o r o a  que fazem parte da coleção Real. Como monarca, ela tem acesso direto a qualquer uma delas.

©

Getty Images

Marter suas finanças privadas

A Rainha e a Família Real estão isentas da Lei de Liberdade de Informação, que concede ao público britânico a capacidade de acessar qualquer informação mantida pelo governo. No entanto, a realeza divulga seu uso de dinheiro público a cada ano.

©

Getty Images

Sair sem dinheiro

Mesmo com seu próprio caixa eletrônico, a Rainha raramente tem que levar dinheiro com ela. Ela realmente só deixa o palácio com algumas notas aos domingos, para que possa doar para a igreja.

©

Getty Images

Não fazer reverência

Fazer reverências é uma grande parte da etiqueta Real, mas, de acordo com o protocolo, a Rainha não precisa devolver o gesto. No entanto, todos os membros femininos da Família Real devem cumprimentar a Rainha com uma reverência formal, enquanto membros masculinos são obrigados a baixar a cabeça.

©

Getty Images

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Deputado finlandês de 30 anos morre dentro do Parlamento

Na manhã de 19 de agosto, um acontecimento trágico abalou o Parlamento da Finlândia. O deputado Eemeli Peltonen, com apenas 30 anos, foi...

Justiça da Colômbia ordena libertação de Uribe enquanto decide sobre condenação por suborno e fraude processual

Um tribunal em Bogotá decidiu, na última terça-feira (19), pela libertação imediata do ex-presidente colombiano Álvaro Uribe enquanto analisa seu recurso contra a...

Trump diz que um acordo de paz na Ucrânia o ajudaria a ‘ir para o céu’

Em uma declaração surpreendente, o ex-presidente Donald Trump afirmou que um acordo de paz na Ucrânia poderia, de certa forma, ajudá-lo a “ir...